Curso livre e a distância: construções sustentáveis

05/jan/2014 às 18:52 por Profa. Sônia R.Aranha em: EAD, educação

Para quem não sabe, suponho que seja a maioria dos meus leitores, antes de construir minha carreira na área de educação  eu atuava na área da construção civil.

Me formei em Tecnologia em Edificações, na modalidade Obras de Solos, na Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp em 1984. Neste ano de 2014 faz exatos 30 anos!

De modo que estudei: fundação profunda para construção de edifícios, construção de estradas e barragens, mecânicas de solos, análise de solos enfim… área específica da construção civil que envolve solos e movimento de terra.

E logo após minha formatura , acabei deixando de lado esta profissão por vários motivos:na época que me formei o engenheiro virava suco, imagina um tecnólogo que sim , apesar de constar como  ensino superior, tinha um prestígio  próximo a zero naquele momento da vida nacional, pois o Brasil ia de mal a pior; eu era mulher e naquela época isso fazia muita diferença, tendo em vista que os homens dominavam esta área de trabalho e as mulheres eram a minoria ; eu não era tão boa assim em cálculos para competir em um mercado masculino e , por último e mais importante, eu adorava mesmo as humanas e daí ingressei na educação.

De modo que  explica-se o meu gosto também pela área das exatas, em especial aquela voltada para a construção de edificações, razão pela qual o CentrodEstudos, organização que dirijo, fez uma parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura -IBDA para lançar cursos livres e a distância para estudantes e profissionais da área da construção civil.

O gosto pela construção civil e pela educação acabou resultando em uma plataforma de ensino a distância que oferece cursos livres para profissionais e estudantes de graduação e técnico.

Se você ainda não conhece a plataforma de ensino a distância que criei entre no http://www.centrodestudos.com.br

Dentre os cursos que oferecemos temos alguns que são muito importantes, a meu ver,pois dizem respeito a construção sustentável. São eles:

Redução do Consumo de Água em Edificações

Eficiência Energética em Edificações

Terra Crua : especificações para projetar em blocos e painéis monolíticos

Arquitetura Acessível: barreiras arquitetônicas x culturais

São temáticas atuais que todos nós deveríamos saber, mesmo os que não são engenheiros e arquitetos, porque de algum modo, em algum momento de nossas vidas, estaremos envolvidos com a construção de alguma obra.

Os  gestores escolares, então, deveriam ficar muito atentos, porque economizariam muito se reduzissem o consumo de água e de eletricidade das escolas , sem falar na obrigatoriedade da acessibilidade em edifícios escolares.

É isso!

Tags: , , , , , , ,

Veja Também: Sem assuntos relacionados.

2 Comentários »

  1. Bruno Tonini comenta,

    setembro 24, 2016 @ 16:39

    Prezada (o), preciso fazer um curso à distância, que tenha emissão de certificado.
    O curso que preciso é sobre elaboração de projetos de barragens de terra, ou similar.

    Aguardo o retorno,

    Att.

    Bruno Tonini

  2. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    setembro 27, 2016 @ 22:02

    Bruno, vou ficar lhe devendo.. na área de construção civil o CentrodEstudos oferece apenas um de Redução do Consumo de Água em Edificações e outro Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais, porém são cursos livres, apenas para ampliar o conhecimento e enriquecer o currículo. Algumas faculdades aceitam como disciplina complementar.

    Tínhamos um de muro de arrimo, mas não está sendo mais oferecido.

    Vou ficar lhe devendo esta…

    abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !