Meu filho reprovou, o que posso fazer?

28/out/2014 às 2:24 por Profa. Sônia R.Aranha em: alunos, Normas Escolares

Se o seu filho ficou retido e você não concorda com a decisão da escola e mora no Estado de São Paulo você deverá seguir a Deliberação CEE n.127/2014 que altera a Deliberação CEE-SP n.120/2014 e revoga a Deliberação CEE-SP n.11/96.

Então, o que está a valer no Estado de São Paulo é a Deliberação CEE-SP n.127/2014.

Saiba mais aqui

Procedimentos:

a) Ter ciência da retenção;

b) A partir da ciência de retenção você terá um prazo de 10 dias corridos (por isso, cuidado com o final de semana, porque não são úteis e sim corridos) para entrar com Pedido de Reconsideração;

c) O pedido (elaborado em duas vias) é dirigido para a Diretora Pedagógica e protocolado na secretaria da escola;

d) Após o protocolo a escola terá 10 dias corridos para a devolutiva, porém este prazo será suspenso durante os períodos de recesso escolar e férias dos docentes;

e) A Direção da Escola convocará o Conselho de Classe e este analisará novamente o processo de ensino/aprendizagem de seu filho;

f) Se a resposta permanecer a mesma, isto é, o Conselho de Classe mantiver a retenção e , mesmo assim, você não aceitar poderá entrar com Recurso;

g) O Recurso é protocolado também na escola, porém ele é endereçado ao Dirigente Regional de Ensino que supervisiona a escola de seu filho;

h) A escola encaminhará o pedido de Recurso para o Dirigente Regional com todos os documentos comprobatórios da decisão de retenção: diários de classe, planos de trabalho de cada componente curricular, ficha individual de avaliação periódica (de cada bimestre ou trimestre); avaliações, atas de reuniões com os pais, atas do Conselho de Classe dos bimestres ou trimestres, Regimento Escolar, Projeto Pedagógico. Enfim, todos os documentos que possam comprovar que a escola procedeu de forma correta em suas ações educativas e que a decisão de retenção é apropriada;

i) A Diretoria de Ensino terá um prazo de 15 dias para dar a devolutiva;

j) A decisão da D.E. será informada aos pais pela escola em prazo de 5 dias a partir do recebimento da devolutiva da D.E.

l) Se a decisão da D.E. mantiver a reprovação, os pais poderão entrar com Recurso Especial endereçado ao Conselho Estadual de Educação, mas só se houver um fato novo, discriminação, não cumprimento do Regimento Escolar ou da legislação vigente. O Recurso Especial será interposto na Diretoria de Ensino após 5 dias da ciência da devolutiva.

m) A Diretoria de Ensino terá um prazo de 5 dias para encaminhar para o CEE.

n) Se houver divergência entre a decisão da escola e da Diretoria de Ensino , prevalecerá a da DE até a manifestação do CEE.

Agora , atenção, o pedido de reconsideração é DIREITO dos alunos , mas ele deverá ser solicitado 10 dias após a ciência da reprovação . A perda do prazo inviabiliza todo o processo.

Fiquem atentos.

————————————————–

Presto o serviço de elaboração de documento e acompanhamento da defesa do aluno, mas cobro honorários,ok? Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br  ou contato@soniaranha.com.br

Tags: , ,

Veja Também: Sem assuntos relacionados.

71 Comentários »

  1. vivian comenta,

    novembro 18, 2014 @ 15:14

    Boa tarde!

    Gostaria de uma orientação, minha filha esta no 3º ano do ensino médio, esta em processo de recuperação, porem as chances de passar de ano são pequenas devido a nota de matemática, precisa tirar 10 na recuperação, gostaria de saber se cabe recurso uma vez que ela vem passando por tratamento e acompanhamento neurológico e psicologo e agora irei ao psiquiatra para verificar se os medicamentos são adequados. foi um ano difícil tive que muda-la de escola, ela sofreu muito com a mudança problemas de saúde na família, ela inclusive perdeu muito peso e esta visualmente abatida e já falou algumas vezes em se matar. solicito uma orientação para que eu possa fazer todo o possível para que esta reprovação não ocorra.

  2. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    novembro 19, 2014 @ 5:14

    Vivan,

    Tem o direito de entrar com recurso Deliberação CEE n.127/2014.

    Mas tem que ficar atenta aos prazos.

    http://www.soniaranha.com.br/deliberacao-cee-sp-n-1272014-altera-a-120/

    Caso precise eu presto serviço de elaborar o documento Pedido de Reconsideração e depois acompanho o caso até o recurso,mas cobro honorários para isso. Se precisar entre em contato saranha@mpcnet.com.br.

    É preciso encontrar uma falha na escola para que ela possa ser aprovada pelo Conselho no Pedido de Reconsideração.

    Quando você tiver ciência que ela reprovou, conta 10 dias para entrar com o Pedido de Reconsideração Se falhar no prazo não tem mais chances, ok?

    Este pedido é fundamentado com a legislação de ensino, histórico dela, enfim.. é preciso fuçar para encontrar argumentos que sensibilizem ou que apontem falha da escola e salientar que trata-se de um 3o ano e o fator psicológico.. enfim..

    É possível que consiga reverter esta situação ok? Abraços

    Precisando me avise!

  3. cilene comenta,

    novembro 27, 2014 @ 17:05

    Meu filho corre o risco de ser reprovado em duas materias: fisica e matematica,mas a escola disse que se ele ficar em duas materias ele poderá fazer dependencia ou seja passará para o ensino medio ,mas ficara com essa pendencia até aí tudo bem, o que não entendi foi que a diretora me disse que se ele for reprovado não poderá estudar na escola,terá que ir pra outra escola, porque não pode repetir o mesmo ano na mesma escola ,isso está certo?
    E outra pergunta eu já fiz a rematricula dele nessa escola mas só vai valer se ele passar pro ensino medio,se repetir perde.Como eu faço espero pra ver o q vai acontecer ou já faço o cadastro dele na seeduc.Sou do Rio de janeiro,são gonçalo.

    OBS: Essa é a ultima semana de cadastro pelo site.

  4. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    novembro 27, 2014 @ 18:04

    Cilene, escola pública ou particular?
    Aguardo

  5. Jeniffer comenta,

    dezembro 8, 2014 @ 19:06

    Meu filho está de exame final por causa de 0,7 pontos em português. Na prova cai a matéria de 3 bimestres. Se caso ele reprovar, posso entrar com recurso? Ele está no último ano do ensino fundamental II (9 ano).

  6. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 8, 2014 @ 22:25

    Jeniffer, se ele ficou apenas de Português penso que mesmo que não alcance a nota necessária será aprovado pelo Conselho de Classe e a aprovação é quase certa.

    Mas se os professores forem loucos de não o aprovarem no Conselho você poderá sim interpor recurso ,ok?

    Abraços

  7. Mauricio comenta,

    dezembro 13, 2014 @ 1:05

    Boa noite Professora Sonia

    Moro em Campinas-SP , estudo na Escola Salesiana Sao Jose, recebi ontem (11/12/14) as notas pelo Portal da escola, vi que no resultado deu “retido”, fui hoje na escola (12/12/14) falar com a direção . A média da escola é 7.0 e temos 16 matérias , fiquei em 7 matérias abaixo da média e passei em 9 ( mais que a metade ) porém em apenas 3 matérias tirei abaixo de nota 5 (cinco) , o resto foram de 6,5 pra cima , visto que tive uma melhora significativa do segundo trimestre para o terceiro .
    Fui retido, falei com a Srª. Marly da direçao …
    Farei uma carta pra escola com pedido de um novo conselho e entregarei segunda (15/12/14) (alegando que estudei a minha vida inteira em um colégio menor – Colégio Lyon -, menos puxado e mais fácil que o São Jose. Foi meu primeiro ano em uma escola grande e com ensino puxada, e que eu conhecia pouca gente. Porém nunca briguei com ninguém, nunca faltei com respeito com os professores e me dou bem com todo mundo. Infelizmente em questão de nota eu realmente não alcancei a média necessária para passar de ano, mas meu progresso do segundo para o terceiro trimestre foi muito bom. As vezes fazíamos 4 provas no mesmo dia de manhã, e tenho frequência acima de 95% em todas as materias comprovado em boletim. Em 12 materias alcancei mais de 60% de aprendizado , mesmo sendo meu primeiro ano na escola ( curso o 1º. ano do ensino medio). Acho que no conselho de classes eles deveriam ver não somente a nota do aluno, pois somente a nota não justifica o aprendizado. Muitas vezes o aluno estuda muito, só que a parte que ele mais focou nos estudos não cai na prova, e assim, acaba tirando uma nota baixa ( abaixo de 7 ) .
    Fiquei varias vezes estudando com um colega super inteligente , e ele me ajudou muito, eu quero estudar, eu quero passar de ano, tenho 17 anos e estou no 1 ano do ensino medio, e meus amigos de 15 anos passaram pro segundo, e eu com 17 fazendo o primeiro ano . Eu sei que tenho total condições de fazer o 2º. ano no São Jose, apesar do conselho não confiar em meu potencial. Concluiram que eu não tenho condições de passar, mas eu sei que tenho condições, e sei que me julgaram errado e nesse meu primeiro ano eu não sabia muito bem como funcionava a escola ( Sao Jose ), estava acostumado com o ritmo da minha escola antiga, no qual era mais lento e fraco .

    Entrarei com pedido de revisão de conselho , mas tem um detalhe, fui alertado no meio do ano pelos meus colegas ( nem professores viram, meus colegas que tiveram que me alertar ) que me distraio muito fácil, não consigo ficar parado e sou muito impulsivo. Fiquei sabendo disto pq. pesquisei na internet, vi que posso ter deficit de atenção, marquei uma consulta para segunda feira ( 15/12/12), foi ai que surgiu umas duvidas .
    - Se o novo conselho mantiver a minha retençao , eu posso entrar com recurso ( mesmo se que eu NÃO tiver deficit de atençao ) ?

    - Se eu tiver deficit de atençao, eu posso entrar com recurso ( como funciona ?)

    Por favor professora Sonia, eu tenho 17 anos , curso o 1 ano do ensino medio, ja repeti uma vez em minha outra escola ( mas minha Mãe que pediu a reprovaçao no meu ultimo ano , pois realmente não fiz nada o ano inteiro e mereci a retenção ) , mas esse ano eu tentei, eu estudei, fiquei a tarde na escola, mas esse ritmo novo pra mim pesou bastante , mas sei que aprendi e consigo cursar o 2 ano , por favor me ajude, gosto muito dos meus amigos, não quero separar deles, quero continuar na mesma sala que eles, por favor me responda e me ajude .. Por favor.
    Mauricio .

  8. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 14, 2014 @ 2:41

    Mauricio se tiver déficit de atenção pode entrar e praticamente ganha mas avisou a escola desde o início do ano? Tem laudo tirado no início do ano ? Agora não adianta gastar dinheiro para um atestado. .

    O aluno com déficit de atenção comprovado por laudo médico (neurologista) e entregue na escola desde o inicio do ano ou até junho tem direito a uma assistência diferenciada e não deve ser reprovado.. mas como disse tudo no início do ano. agora não adianta falar na escola que tem ok?

  9. catarina comenta,

    dezembro 18, 2014 @ 14:27

    pode haver progressão parcial do 5º para o 6º ano? existe respaldo na LDB?

  10. aniadre comenta,

    dezembro 19, 2014 @ 12:54

    quero saber o que posso fazer meu filho precisava de 9 em portug em mat mais mesmo fazendo prova errando 1 questao a professora deu apenas 65 ja em portugues fez uma prova e um trabalho e a professora deu 53 pra ele.
    meu sobrinho ja nao fez trabalho e foi ruim na prova tirou 70 e foi aprovado.

  11. Márcio Torres comenta,

    dezembro 20, 2014 @ 1:03

    Boa Noite! Meu filho ficou de recuperação em 4 matérias, mas mesmo assim a escola fez os convites e ele participou da Formatura como todos os aprovados. Hj saiu a noticia de que ele está reprovado. Se ele não estava aprovado ele podia participar dessa Formatura? mor em um cidade bem pequena e isso está gerando um desconforto para todos nós com os comentários ” ele se formou, mas foi reprovado” O que devo fazer?
    Márcio.
    Santana do Riacho. Minas Gerais.

  12. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 20, 2014 @ 14:13

    Catarina, pode , há respaldo legal, mas depende o que a rede assumiu ou a escola em seu Regimento Escolar.

    Se não assumiram a progressão, então, não pode.

  13. silvia medeiros comenta,

    dezembro 20, 2014 @ 16:34

    muito boas as informações

  14. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 20, 2014 @ 17:33

    Aniadre, estão na mesma escola e na mesma classe o seu filho e o seu sobrinho? Se estiverem peça vistas as provas e aos critérios avaliativos por meio de um Pedido de Reconsideração.

  15. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 20, 2014 @ 17:38

    Márcio , leia este post

    http://www.soniaranha.com.br/aluno-participou-da-formatura-mas-estava-reprovado/

    Você pode recorrer a Justiça.

    Abraços!

  16. Ana comenta,

    dezembro 20, 2014 @ 20:01

    Boa tarde Sonia, meu filho ficou retido em 3 matéria, portugues nota 5,5 , ingles nota 4,5 e matemática nota 4.
    Ele sempre foi um bom aluno, não é de faltar, nunca ficou retido. Só fiquei sabendo que ele estava com nota ruim depois do segundo trimestre, só depois do segundo trimestre que mandaram me chamar, e então corri para ajudar ele, mas já era tarde. Se tivesse me avisado antes, eu teria ajudado ele.logo que saiu a retenção dele, corri e pedi a reconsideração, a diretora da escola pediu pra eu fazer em mãos e ela até me ajudou a fazer.Minha dúvida é: E se não der certo, posso fazer o pedido de recurso?
    E se mesmo com o pedido de recurso não resolver?
    Antes eu ficava sabendo das notas dele, a professora só deixava aluno entrar em sala se a prova estivesse assinada por responsável, então não tinha como eu não ficar sabendo, mas esse ano mudou tudo,eles entregaram as provas e ficava por isso mesmo.

  17. elieme comenta,

    dezembro 21, 2014 @ 13:28

    prof. sonia meu filho reprovou em inglês em uma escola particular por causa de dois ponto e por da trabalho a prof e nao respondeu algum atividade como devo recorre pois trabalho nessa escola

  18. Cícera Moderno Fernandes comenta,

    dezembro 21, 2014 @ 19:08

    Sônia, minha filha soube da reprovação sexta dia 19/12/14, ás 19,00 hs pelo site da escola.
    Neste horário já não havia mais funcionários na escola e a orientadora pedagógica do 2 ano do médio não estava, daí pedi para falar com a orientadora do 1 ano que me disse se houvesse reprovação após o Conselho de Classe eu deveria levar a Carta de Recurso somente no dia 05 de janeiro de 2015, primeiro dia útil do ano letivo.
    Só que esse prazo ultrapassa o limite de 10 dias corridos.
    O que devo fazer se amanhã, segunda não tiver nenhum funcionário para protocolar esta carta?
    A escola é o Mackenzie, mas eles entraram em recesso.
    Para onde devo ir se isto acontecer?

  19. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 22, 2014 @ 14:59

    Ana,

    Sim pode tentar o recurso, mas não há garantias de êxito.

    Vai depender se conseguir provar que houve falhas da escola ok?

    Abraços

  20. Márcio Torres comenta,

    dezembro 22, 2014 @ 17:00

    Boa Tarde!!
    Obrigado pela resposta (http://www.soniaranha.com.br/aluno-participou-da-formatura-mas-estava-reprovado/). Estive na escola do meu filho hj em reunião com a Secretária de Educação Municipal e a Diretora da Escola, ficamos de comum acordo procurar a melhor solução para o caso. Vc sabe se existe alguma Lei aqui no Estado de Minas Gerais para que possamos fazer uma nova recuperação ou revisar essa que foi feita? Não conseguir encontrar nada a respeito na internet.
    Desde já Muito Obrigado.
    Márcio

  21. tatiana comenta,

    dezembro 23, 2014 @ 18:11

    sonia eu fiz o pedido reconsideração so que coloquei o ceen 120/2014 sera que o doc valido

  22. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 23, 2014 @ 20:26

    Elieme escola pública ou particular? Qual é o seu Estado?
    Aguardo

  23. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 23, 2014 @ 20:29

    Cícera, envie por Correio Sedex10, carta registrada para ter comprovante de que enviou no prazo, ok?

    Abraços

  24. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 23, 2014 @ 20:39

    Márcio não sei ..

    Dê uma busca no site do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Busque com palavras chaves para ver se encontra Pareceres, Deliberações,ok?

    Abraços

  25. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 23, 2014 @ 21:10

    Tatiana, tudo bem… no Recurso ,se houver, vc faz a correção ok para CEE n.127/2014..
    abraços

  26. Daniele T. comenta,

    janeiro 6, 2015 @ 17:58

    Sonia,
    Preciso de indicação de advogado especialista em causas que envolvam reprovação de aluno TDAH no Rio de janeiro. Vc. poderia me orientar?
    Obrigada
    Daniele

  27. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 8, 2015 @ 19:36

    Daniele T. sem dúvida, entro em contato por e-mail
    Abraços

  28. tatiana comenta,

    janeiro 12, 2015 @ 14:57

    ola Sônia eu assinei o boletim dizendo que minha filha reprovou dia 19 de dezembro na sexta na segunda dia 22 de dezembro protocolei na esola particular do adelia aqui no guaruja o recurso so que coloquei que cee n 120/2014 sera que ele valido ,outra coisa a escola voltou dia 05 de janeiro a funcionar a diretora voltou dia 07 /05/2015 mais ate agora não me respondeu nem por carta e nem pelo telefone o que eu faço agora ,qual é o segundo passo ,e se a escola não responder o que eu faço ,obrigada desde já

  29. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 13, 2015 @ 5:58

    Tatiana, não tem problema com relação o número da Deliberação eu suponho …

    Na Deliberação n.127/2014 e n.128/2014 há o artigo 2o , parágrafo 4o que diz que os prazos ficam suspensos em função do recesso, por isso ela não entrou em contato porque a escola irá aguardar o retorno dos professores que deverá ocorrer por volta do dia 20/01 depois disso a escola entrará em contato.

    Sendo negativa a resposta vc entra com Recurso de imediato endereçado ao Dirigente Regional de Santos (salvo engano acho que não tem DE no Guarujá) e entrega na escola e a escola encaminhará para a DE.

    Até a DE responder será meados de fevereiro.

    Abraços

  30. Viviane Garcia comenta,

    janeiro 13, 2015 @ 11:03

    Prof. Sonia,
    Mandei 2 mensagens referente a reprovação da minha filha e não tive retorno até o momento e tb não estou localizando as perguntas, foi no começo de janeiro.
    De qq maneira, vou perguntar novamente.
    Minha filha estudo em Santo André em escola particular e ficou retida no 1 ano ensino médio. Quando fui comunicada no final de novembro perguntei se algo poderia ser feito, porém o professor que me passou o resultado disse q infelizmente não. Agora no começo de janeiro, fiquei sabendo que uma amiga entrou com o pedido de reconsideração e que deu certo. Então perguntei o q ela tinha feito e a mãe disse que no dia que avisaram da reprovação os professores estavam orientando os pais a entrarem com o pedido de reconsideração, porém isso não aconteceu comigo. Consultei outros pais e os mesmos falaram que foram mesmo orientados a entrarem com esse pedido. Liguei na escola e a própria funcionária disse que achava estranho eles não terem falado nada, pq vários pais tinham ido lá entrar com esse pedido. Fui até a delegacia do ensino da minha cidade e lá eles informaram que já estava fora do prazo, mas que eu poderia tentar mesmo assim. Fiz o pedido na semana passada, mas na escola me informaram que provavelmente não será aceito por ser fora do prazo. Outra dúvida, a escola não ofereceu recuperação bimestral, apenas plantões de dúvida, fui consultar o regimento e lá diz que tem recuperação bimestral, porém não tinha, conforme parte do regimento abaixo:
    Art. 40. Ensino Fundamental e Ensino Médio – aos alunos que demonstrarem
    rendimento escolar insuficiente durante cada bimestre em curso, serão oferecidos o
    processo de recuperação e plantões de dúvidas que antecedem as avaliações bimestrais,
    no período oposto de aula, de forma a assegurar oportunidade de recuperação para que o
    aluno consiga melhorar suas médias posteriores.
    Voltei na delegacia de ensino e eles falaram que isso tinha que ser visto junto com o pedido de reconsideração, que agora nada pode ser feito. Será que não pode mesmo? Nem que eu tenha que contratar um advogado? A prof. me indica algum?
    Aguardo o retorno.

  31. tatiana comenta,

    janeiro 14, 2015 @ 1:58

    Sônia estou com uma dúvida eu ainda não fiz a matricula da minha filha nesta escola pq eu não sei que ano ela vai esta porque eu estou esperando a resposta deles o que eu devo fazer, as aulas começa dia 27 /01 ,eu devo esperar a resposta até que dia ,quando eu posso matricular ela em uma nova escola ou na mesma ,desde já agradeço muito obrigada

  32. tatiana comenta,

    janeiro 14, 2015 @ 2:01

    Ola Sônia as aulas dela voltam dia 27/01 e ainda não fiz a matricula pq estou aguardando a resposta deles ate que dia posso fazer a matricula dela,se chegar ate o dia 25/01 ainda não me deram nenhuma resposta o que eu devo fazer ,se passar do prazo ela já passa de ano vi que eles tem 10 dias devo esperar

  33. tatiana comenta,

    janeiro 14, 2015 @ 2:05

    sou novamente me desculpa de tantas pergunta mais em caso de vencer o prazo deles minha filha automaticamente esta passada ou não e se não tiver o que devo fazer ,vc me diz para procurar o DE ´na onde é isto eu nem sei o que é DE, me desculpa de tantas pergunta e porque não fazer nada errado

  34. Monica Cordeiro comenta,

    janeiro 14, 2015 @ 23:59

    Sonia boa noite

    A Regional tem 15 dias corridos para responder o Recurso?
    Não sei como proceder com a nova escola da minha filha, ela já está matriculada no 1° Médio, tenho que comprar material escolar. Estou com receio de dizer na nova escola, que entrei com Recurso, não sei como ela vai receber isto.
    Grata
    Monica

  35. tatiana comenta,

    janeiro 15, 2015 @ 16:39

    Ola Sônia se a escola não me responder e passar o prazo ,minha filha esta automaticamente aprovada oque eu tenho que fazer desde já agradeço

  36. Denise comenta,

    janeiro 16, 2015 @ 2:59

    Professora Sonia,

    meu filho reprovou no 8 ano da fase final em historia com nota 4,9, matemática 5,6 e inglês 6,1. Mesmo conversando com professores os quais me orientaram a entrar com recurso, nenhum deles falou em prazos. Tomei conhecimento agora lendo as diretrizes e nos seus artigos. Como a escola entregou o boletim no dia 19/12/2014 e este foi o ultimo dia de atividade escolar, retornando apenas dia 19/01/2015. Tenho chance ainda de entrar com recurso para a revisão das notas? Os professores durante o ano letivo sempre fizeram que o meu filho brincava durante as aulas, mas que era inteligente e que no final conseguia e este ano não conseguiu, não sei se a escola faz atividades paralelas, por favor me oriente, pois, ele é um menino intelligente e eu nao gostaria que ele perdesse o ano.

  37. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 18, 2015 @ 19:51

    Olá Monica,

    Sim, são 15 dias.
    Qual escola? Vc pediu transferência?
    Aguardo

  38. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 18, 2015 @ 20:21

    Tatiana, se a escola não responder vc entra com decurso de prazo junto a DE.

    Mas lembre-se que em São Paulo os prazos estão suspensos para as escolas até o retorno do recesso dos professores, ok? abraços

  39. TATIANA comenta,

    janeiro 20, 2015 @ 21:28

    SÔNIA A ESCOLA NAO RESPONDEU HOJE É DIA 20 DE JANEIRO ENREI EM RECUSO DIA 22DE DEZEMBRO ,AGORA PRECISO ENCAMINHAR A MESMA CARTA PARA DE ,TEM COMO VC ME ENVIAR MODELO DESE JÁ OBRIGADA ENQUANTO A MATRICULA POSSO FAZER ENTRE OUTRA ESCOLA E PEDIR A TRANSFERENCIA OU ESPERO

  40. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 21, 2015 @ 4:16

    Desculpe Viviane… este é um trabalho voluntário que faço.. e são centenas de perguntas.. não estou conseguindo responder com a rapidez necessária.

    1) A Deliberação CEE n.127/2014 e a n.128/2014 tem um prazo para ocorrer todo o procedimento.

    2) Da ciência da reprovação os pais tem 10 dias para interpor o Pedido de Reconsideração. Se perde o prazo não há mais nada a ser feito.

    3) Se a escola aceitar o seu Pedido de Reconsideração e mantiver a Reprovação você poderá entrar com Recurso na Diretoria de Ensino. Daí vc coloca no Recurso que a escola não cumpriu com o Regimento Escolar.

    4) Sim. Vou lhe enviar contato de advogado por e0mal

  41. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 22, 2015 @ 6:09

    Tatiana ,

    A
    Ilm. (a) Sr. (a) __________________
    Dirigente Regional de Ensino da DE _______

    P E D I D O D E R E C U R S O

    Eu , ____________________,portador do RG ____________ residente a rua ____________________ município ___________ responsável legal pelo (a) aluno(a) _________________________ regularmente matriculada no ________ ________ no ________do Ensino ___________, venho mui respeitosamente ,solicitar a V.Sa, recurso do resultado de avaliação final do processo de ensino/aprendizagem de meu (minha) filho (a) à luz da legislação lei federal n.8069/90, artigo 53,inciso III e da Deliberação CEE n.127/2014 e n.128/2014

    Histórico:

    Pedido de Reconsideração interposto no dia : (segue em anexo)
    Devolutiva da Escola no dia: (segue em anexo)

    Na certeza de que poderei contar com V.Sa na análise do processo de ensino/aprendizagem de meu (minha) filho (a) revertendo o resultado da avaliação final é que subscrevo-me na presente data aproveitando esta oportunidade para reiterar a V. Sa os protestos da minha mais elevada estima e consideração.

    nome
    Data:

  42. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 22, 2015 @ 6:40

    Denise ,acho que não porque infelizmente os prazos foram suspensos para a escola mas não para os pais.

    Dia 19/12, vc teria que ter interposto o Pedido de Reconsideração no dia 29/01. Se a escola estivesse fechada deveria ter enviado por Sedex..

    Isso aconteceu porque o CEE alterou o artigo 2o , parágrafo 4o da Deliberação CEE n.l127/2014 e criou a Deliberação n.1298/2014 na calada da noite para suspender apenas os prazos da escola.

    Mas de qualquer maneira vc pode tentar junto a escola dizendo que não sabia que havia a Deliberação n.128/2014.. quem sabe.. e se a escola não aceitar encaminhe Recurso para a DE .. que sabe..

    Abraços

  43. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 22, 2015 @ 7:26

    Tatiana,

    D.E = Diretoria de Ensino.

    Onde fica = depende de onde você mora? Se for em São Paulo faça busca pelo bairro no site da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – localizando diretoria de ensino.

    Você deve ligar para a escola e perguntar se há uma resposta. Se disserem que a D.E não deu vc pergunta qual é a DE e localize o telefone e ligue lá.

    ok?

  44. Anônimo comenta,

    outubro 20, 2015 @ 13:27

    Professora Sônia,

    Meu filho mudou de escola esse ano, foi para uma mais puxada com média maior para fazer o 6° ano. Desde antes da matricula conversei com a orientadora sobre o TDAH que ele tem (inclusive ele tem laudo, mas não entreguei a escola por causa da resposta da orientadora), e ela me disse que naquela escola eles não usavam tratamento diferencial para alunos, independentes do transtorno. Todos eram tratados igual. Por acreditar que meu filho conseguiria acompanhar, com um esforço maior pois não teria apoio da escola, decidimos matricula-lo.
    Acontece que agora, no inicio do quarto semestre, soube que ele já está de recuperação final em 3 matérias (uma é artes), pois não conseguirá recuperar nesse semestre (precisaria de nota acima de 10), e 3 matérias é o limite para fazer recuperação, se forem 4 ele já reprova direto.
    Acontece que além dessas 3 que ele já está de recuperação, ele está pendurado em mais 3, ou seja, precisa tirar notas altas – acima de 8,5 – para que não fique de recuperação final nessas também. Ele é super esforçado, estuda, participa dos apoios que a escola disponibiliza no horário contrário das aulas, mas talvez por conta do TDAH ele não conseguiu as notas.

    Nessa escola as provas são realizadas semanalmente, toda sexta feira, com 3 matérias por semana, no mesmo dia.

    Gostaria de saber se nessa altura do campeonato eu posso fazer alguma coisa para que ele não repita de ano, além de ajuda-lo a estudar e manter apenas as 3 matérias para a recuperação, e recuperar o restante ainda nesse semestre.
    No ponto de vista legal, eu posso acionar alguma lei que permita que ele faça recuperação de 4 ou 5 matérias?
    Que ele tenha uma chance a mais para recuperar as notas?

    Muito obrigada.

  45. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    outubro 20, 2015 @ 14:11

    Cinthia, você pode tentar um recurso , mas … não crie muitas expectativas.

    No ponto de vista legal, eu posso acionar alguma lei que permita que ele faça recuperação de 4 ou 5 matérias? Não. O Regimento Escolar é a lei. Se o Regimento Escolar não ferir a Constituição Federal e outras leis maiores, ele tem autonomia para adotar o sistema avaliativo que melhor expressa a concepção de educação que a escola assume. Não há o que fazer quanto a isso. Por isso a importância de ter ciência do Regimento no ato da matrícula.

    Vamos entender que criança com TDAH tem um diferencial e precisa de tratamento desigual.

    Isso significa que o princípio constitucional da isonomia é garantido quando tratamos de modo diferente pessoas com especificidades diferentes.

    Um aluno com TDAH dificilmente consegue igual rendimento de um aluno sem TDAH.

    Escola que justifica não assistir alunos com necessidades educacionais especiais, está camuflando a sua incompetência de assisti-los.

    Nesta altura, seu filho praticamente já reprovou porque a carga de estudo será muito grande para o curto espaço de tempo que ele terá. Lembrando que um TDAH tem um déficit de atenção. Qualquer barulho o distrai.. permanece em foco por pouco tempo, o que é um problema para estudos acadêmicos na formatação escolar.

    O que é possível fazer..

    1) Entrar com um documento junto a direção da escola alegando o TDAH e a não assistência

    2) Pedir neste documento que ele seja aprovado pelo Conselho de Classe em função do TDAH

    3) Se a direção recusar quando vc souber da reprovação oficial você entra novamente com Pedido de Reconsideração e depois com Recurso junto a Secretaria de Educação.

    4) Se você for de São Paulo melhor porque aqui há Deliberação que disciplina todo o processo de recurso contra reprovação.

    Não será fácil, mas não custa tentar.

    Agora entenda que o seu filho vai precisar de estudar em escola que não é tão puxada..e com assistência, caso contrário, será uma sucessão de reprovações indesejáveis porque reprovar não resolve nada.

    Eu presto serviço de elaborar os documentos de defesa e acompanhar todo o processo, mas cobro honorários para fazer isso. Tenho tido êxito, mas não dou garantias porque depende muito .. é como um processo jurídico.. cada caso é um caso.

    No entanto, o seu filho tem direito, ok? Direito dado pela lei federal n.8069/90 (ECA), artigo 53, inciso III que garante o direito da criança e do adolescente contestar critérios avaliativos em instâncias escolares superiores.

    Estou ministrando um curso online que começa 27/10 sobre Direitos de Alunos com Deficiência ou com Necessidades Educacionais Especiais. Para pais tem desconto. Eu recomendo porque é preciso conhecer os direitos para lutar por eles, ok? http://www.centrodestudos.com.br/Ead/Aberto/DetalheCurso.aspx?Codigo=41 Os pais ganharão um PDI – Plano Desenvolvimento Individual – leia a respeito http://www.soniaranha.com.br/plano-de-desenvolvimento-individual-pdi/

    Caso precise contratar meus serviços entre em contato saranha@mpcnet.com.br

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  46. Denise comenta,

    dezembro 9, 2015 @ 2:20

    Professora Sônia, boa noite!!!

    Em primeiro quero te agradecer pela atenção e carinho e que se dedica a todos os pais, Você é uma pessoa muito ilumina por Deus, alivia dores e sentimentos,orientando com clareza, quero também pedir desculpas por não ter respondido antes.Estive no colégio e falei que gostaria de rever as provas e entrar com pedido de reconsideração ou Recurso.Na, verdade eles não sabem nem do que se trata, mas ficaram na defensiva, alegaram que a diretora não se encontra esta viajando.
    Mas depois de tanta tristeza e aborrecimento,solicitei uma reunião com os professores para revisão de provas, marcaram para amanhã, resumindo não sei se vale a pena me aborrecer
    tanto pois o descaso é FATO. Tem um colégio que aceitou minha filha e pode ser feita dependência das matérias e continuar seguindo em frente.Ou seja a diretora do novo colégio achou um absurdo o que aconteceu e orientou a minha filha para não ficar chateada que ela vai recuperar indo para o o 2º Ano Ensino Médio e força, pois tem que se preparar para o PSIM.
    Bjus e que Deus te Proteja!

  47. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 9, 2015 @ 4:58

    Denise , obrigada pelo carinho!
    Faço este trabalho com muito prazer!

    Que bom que há uma saída!

    Infelizmente as escolas atuais parecem que retrocederam para a década de 70 do século XX.

    São antiquadas, pensam que vivem lá no passado, desconhecem os direitos dos alunos, o que é um absurdo.

    Por isso que temos que brigar.. é duro .. mas sem briga eles não mudarão.

    E é algo simples.. cumpram a lei.. só isso.

    Precisando estou aqui!

    Abraços

  48. Lilian Santos comenta,

    dezembro 17, 2015 @ 22:09

    Bom dia meu nome é Lilian minha filha tem 16 anos é estudante do segundo ano do ensino médio do Colégio Positivo de Arapoti. Estou solicitando a revisão de nota da aluna que é estudante do Colégio Positivo deste o ano de 2005 onde nunca apresentou problemas sérios com notas ou comportamento. Esse ano devido a problemas de família ela frequentou o primeiro semestre escolar em Londrina no Colégio Uninorte Junior onde apresentou dificuldades com o conteúdo dado. Voltando para Arapoti no segundo semestre a aluna voltou para o Colégio Positivo onde eu como mãe confiava que haveria melhoras devido ao seu histórico nessa instituição. Infelizmente após um mês de aula minha filha sofreu um grave acidente de carro onde teve que ficar trinta dias em casa se recuperando, a escola não ofereceu nenhum tipo de apoio educacional apenas mandou trabalhos, os quais ela embora com muita dor e se recuperando concluiu sozinha e entregou no prazo, de volta a escola minha filha não teve aulas de recomposição de conteúdo ou reforço apesar de ter perdido um mês de matéria dada. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas ela conseguiu recuperar a maioria das notas ficando em recuperação anual nas matérias de Química e Física. não teve apoio e ao perguntar para o professor o que deveria estudar o mesmo respondeu que ela se virasse sabendo que ela não tinha todo conteúdo para isso. O Colégio reprovou a aluna nas duas matérias, em Química foi reprovada por faltar 0,2 pontos pra fechar a nota em Física por faltar 3 pontos. Não aceito essa atitude devido ao histórico da aluna nessa escola e devido a total falta de apoio por parte dos professores.Peço que me ajudem pois sei o quanto é desmotivante para minha filha depois de tanto esforço e problemas enfrentado esse ano a escola não dar o devido valor. Por vários motivos apresentados por falta de incentivo dos professores e pela total falta de apoio da instituição estou pedindo a revisão de notas.Tenho esse direito professora?

  49. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 18, 2015 @ 10:42

    Lilian, tem todo o direito sim.

    1) Faça o Pedido de Reconsideração .. não é revisão de nota .. é um Pedido de REconsider a reprovação pedindo a aprovação da aluna. endereçado para a direção do colégio.

    2) Se for indeferido .. vocÊ faz Recurso para a Ouvidoria

    http://www.soniaranha.com.br/estado-do-parana-e-o-recurso-contra-a-reprovacao-escolar/

    (0xx41) 3326-2463 –

    Existe uma lei de atendimento pedagógico domiciliar .. no seu Recurso diga que a sua filha não foi atendida devidamente pela escola quando esteve em recuperação do acidente.

    http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Educacao/ensino_fundamental/textos_educacao_fundamental/Monografia_Atendimento_Alunos_Enfermos_P%C3%A1gina070514.pdf

    Tem direito de recorrer sim.. ok? Eu presto serviço de elaborar a defesa do aluno mas cobro honorários para fazer isso, caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  50. Riikka comenta,

    dezembro 19, 2015 @ 19:44

    Olá!
    Sou mãe de um aluno de 2º ano EM de uma escola particular no estado de SP.
    Ontem à tarde fui informado por telefone que o meu filho ficou retido.
    Ele foi aprovado direto em todas as disciplinas, exceto duas: matemática e história. Assistiu as aulas de recuperação e no exame final conseguiu uma nota ótima em história (ficando com uma média anual acima de 7,5), mas em matemática não teve êxito. De acordo com a orientadora, a média dele ficou “baixíssima”, 4,6, ela não me informou qual a nota obtida no exame.
    Me informou que tenho três alternativas: deixar ele continuar no colégio retido no 2º ano, buscar reclassificação em outro colégio ou protocolar um recurso. Nada disse sobre carta de reconsideração. Ontem mesmo o Colégio fechou para o recesso, voltando somente ano que vem.
    Disse também que em hipótese nenhuma o conselho voltaria atrás na sua posição, pois consideraram o conjunto das notas do meu filho. Realmente as notas dele não são muito altas, com exceção de algumas (como biologia e química, com média próxima a 8), a maioria gira em torno de 6.5, 7.0.
    O Colégio está com lista de espera de alunos, com salas de 40 adolescentes, podendo “escolher” os seus alunos. Me parece uma manobra de forçar a saída de um aluno que não contribuiria para a colocação do Colégio no ranking do ENEM ano que vem.
    Esse ano é a primeira vez em todo o histórico escolar do meu filho (sempre nesse mesmo colégio) que ele dependa da aprovação do conselho, foi aprovado em 12 disciplinas e reprovou em uma faltando 1,4 para completar a média (desconsiderando matérias como EF e artes, onde ele tirou 10).
    Será que uma carta de reconsideração seria útil? Como fica o meu prazo para protocolá-la se a escola fechou as portas para o recesso apenas horas depois de eu tomar ciência da retenção? No site do colégio não há regimento escolar. Também não encontro mais as notas dele de 2015, ou os resultados dos exames, foram retirados entre anteontem e ontem do portal.
    Agradeço imensamente desde já.

  51. Gisa comenta,

    dezembro 21, 2015 @ 16:44

    Olá Sônia, moro no Mato Grosso do Sul, meu sobrinho foi reprovado no 3º ano do ensino médio em duas disciplinas por 0,5 ponto. Procurei a escola para saber informações sobre os motivos que levaram o conselho a reprova-lo, os funcionários da secretaria deram informações totalmente contraditórias. Assim, solicitei um horário para falar com o coordenador ou diretor da escola, mas fui informada de que o coordenador e o diretor haviam saído de férias naquele dia (dia do resultado do exame final), e que não teria nenhum responsável para sanar dúvidas. Dessa forma, perguntei qual o prazo para entrar com recurso, e fui informada de que não era possível entrar com recurso, já que na escola não havia nenhum tipo de recurso. Não me contentei e consegui o telefone do coordenador, o mesmo me informou via telefone que ele era um ótimo aluno e que não havia nenhuma queixa com relação ao seu comportamento escolar, mas que ele deveria ter se dedicado durante o ano como se dedicou na recuperação, e que o consideraram imaturo para ser aprovado. Como faço para recorrer do resultado?

    Abraço,
    Gisa

  52. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 22, 2015 @ 14:00

    Riikka

    1) Corrigindo .. não é carta é um Pedido de Reconsideração, documento formal e oficial segundo a Deliberação n.120/2013 e a sua alteração n.127/2014.

    2) Regimento tem que solicitar na secretaria da escola.

    3) Notas de 2015 estão na secretaria da escola.

    Seu prazo para entrar com o Pedido de Reconsideração é 10 dias corridos da ciência da reprovação.

    Se a escola fecha e tem porteiro envie por correio , Sedex 10 com A.R.

    Se a secretaria está aberta basta calcular os 10 dias ..

    ok?

    abraços

  53. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 29, 2015 @ 17:54

    Gisa,

    complicado…

    Ai não tem ato normativo do Conselho de Educação que discipline o recurso.

    Mas a lei federal n.8069/90,artigo 53, inciso III diz que a criança e o adolescente tem direito de contestar critérios avaliativos em instâncias escolas superiores.

    O que dá para fazer… é :

    1) Fazer o Pedido de Reconsideração endereçado para o diretor da escola após o término das férias dele ,dando um prazo de 7 dias para a devolutiva. Ele não lhe responderão ou indeferirão o seu pedido.

    2) Mas com esse dado vc deve procurar o Ministério Público do Estado de MS, área de educação e denunciar a escola que não cumpre lei federal em benefício do menor e também o Conselho de Educação que não tem um ato normativo (como tem o de São Paulo e Santa Catarina, imprima e leve com você) que discipline o recurso e peça para intervir.

    O único jeito ..

    Já entrei com recurso aí .. um caso dramático e o Conselho não se pronunciou.. um desaforo..

    O caminho que tenho encontrado é o Ministério Público .. fiz denuncia no Rio e deu certo..

    Então infelizmente ai é isso, ok?

    abraços

  54. Gisa comenta,

    janeiro 19, 2016 @ 16:07

    Olá Prof. Sônia, entrei em contato com o Conselho tutelar e como meu sobrinho é menor, o conselheiro tutelar disse que ele tem direito a recorrer. Porém, o conselho tutelar está tentando marcar uma hora com o diretor da escola (desde de que a escola voltou do recesso) e ele sempre dá uma desculpa para não atende-los. Você acha que devo partir para a promotoria ou deixo como está em razão de estar nas mãos do conselho tutelar.
    Abraço,
    Gisa

  55. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 22, 2016 @ 4:55

    Gisa, pode pedir ao auxílio para a promotoria.. diga o que está acontecendo.. a promotoria pode atuar junta com o Conselho Tutelar.

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  56. TALITA RENTE comenta,

    dezembro 7, 2016 @ 18:32

    Boa tarde.

    Meu filho ficou de recuperação em 5 materiais, ele veio com dificuldades desde o primeiro semestre, eu posso entrar com pedido de Reconsideração. Gostaria de saber se caso ele reprove eu sou obrigada a comprar novamente todas as apostila, mesmo tendo todo matérial.

  57. Keli comenta,

    dezembro 8, 2016 @ 18:18

    Boa Tarde,

    Acabei de receber a noticia que meu filho esta retido, nao conseguiu recuparar as notas das materias que ficou de recuperaçao.
    Na escola a media e 6 fechando em 30 pontos.
    A escola informou que eu posso entrar com a carta de reconcideraçao e teve o acompanhento de uma psicopedagoga o ano letivo todo.Nao teve nenhuma falta na escola durante o ano.
    Faltou 0,5 de Geografia
    0,13 de Ciencias
    1,38 Ingles
    1,65 Espanhol
    0,65 Portugues
    0,04 Matematica

    Desculpe meu computador esta com problemas e os acentos nao estao aparecendo.
    Preciso de uma opiniao estou desesperada.
    Obrigada pela atençao!

  58. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 8, 2016 @ 23:47

    Keli, se você mora no Estado de São Paulo ou Santa Catarina pode interpor o Pedido de Reconsideração porque nesses Estados há ato normativo que disciplina o processo de recurso.

    Nos demais Estados é mais difícil, mas é possível usar a lei federal n.8069/90 , artigo 53, inciso III.

    Se você é do Estado de São Paulo interponha o Pedido de Reconsideração usando as Deliberações CEE-SP n.120/2013 e suas alterações n.127/2014 e 128/2014.

    Se você é do Estado de São Paulo tem 10 dias corridos para interpor o Pedido de Reconsideração endereçado ao diretor da escola.

    Se o Regimento Escolar diz que pode reprovar o aluno por décimos pode e fim.

    Infelizmente é uma prática comum .. eu como profissional da área da educação acho isso um absurdo, mas quando você mãe assina o Contrato de Prestação de Serviço no ato da matrícula está concordando com as regras expressas em Regimento de modo que infelizmente na escola do seu filho décimos reprova.

    Dá para recorrer ? Dá porque é direito. Terá êxito? Difícil de saber , cada caso é um caso e cada escola uma escola.

    Eu presto serviço de elaborar a defesa do aluno , mas cobro honorários. Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br

    abraços

  59. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 9, 2016 @ 0:17

    Talita Rente

    1) Pode interpor com o Pedido de Reconsideração sobretudo se for do Estado de São Paulo porque há ato normativo que disciplina o processo de recurso.

    2) Não é obrigada, no meu entendimento, a comprar novas apostilas. Se a escola faz venda casada denuncie PROCON…

    ok?

    abraços

  60. rogerio comenta,

    dezembro 15, 2016 @ 3:44

    boa noite,
    fui informado hoje que minha filha foi reprovada no segundo ano do e m,fiquei chocado,ela tem uma rotina muito corrida,sai as 6;00 da manhã e chega quase 20;00.faz curso aos sábados também;tem bronquite e um cisto enorme no ovário,tendo que faltar algumas vezes por esses motivos.
    a direção da escola informou que ela foi reprovada em duas materias,que ela não foca nos estudos,ela nunca deixou de entregar os trabalhos,e não é mal aluna.
    ela esta arrasada só chora,não sei o que fazer,ela estuda no sesi,estou pensando em muda-la de escola,não sei o que fazer.

  61. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 15, 2016 @ 4:31

    Rogerio,

    Recorra.. o SESI é bem complicado!!

    Se você for do Estado de São Paulo você tem 10 dias para interpor o Pedido de Reconsideração endereçado para a direção , se for indeferido interpõe o Recurso junto a Diretoria de Ensino.

    Outros Estados complica bem…

    http://www.soniaranha.com.br/deliberacoes-de-recurso-contra-reprovacao-escolar-no-estado-de-sao-paulo/

    Eu presto serviço de elaborar a defesa do aluno , consigo reverter 70% mas 30% não .. e o SESI é bem difícil.. mas cobro honorários para fazer isso. Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br

    abraços

  62. rogerio comenta,

    dezembro 16, 2016 @ 7:04

    vc quer dizer que o sesi não reconsidera?
    tenho alguma chance?
    junto a carta posso anexar os exames?

  63. rogerio comenta,

    dezembro 16, 2016 @ 7:06

    É possivel buscar reclassificação em outro colegio?

  64. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 23, 2016 @ 4:37

    Rogério , hummm difícil… SESI é duro.

    Sim, junto ao Pedido de Reconsideração pode anexar o que considerar importante para a defesa, ok?
    abraços

  65. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 23, 2016 @ 4:38

    Rogerio, reclassificação é uma boa saída também porque é um expediente legal.

    abraços

  66. Mirian Teles fracalossi comenta,

    dezembro 27, 2016 @ 1:53

    Boa noite Sônia
    Meus filhos está com 17 anos está fazendo o 1° pela segunda vez.
    Mas esse ano ele ficou reprovado em apenas uma matéria (biologia ).
    Eu posso recorrer ?sabe me dizer se esse recurso de apelação escola passar o aluno para o ano seguinte e deixa lo na dependência funciona aqui no ES?

  67. Clarice comenta,

    janeiro 20, 2017 @ 15:18

    Oi quantos seria seus honorários?

  68. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 22, 2017 @ 0:35

    Clarice, não vou informar aqui, em espaço público, os meus honorários.

    Encaminhei e-mail para você … preciso saber de onde é .. escola pública ou particular e o que exatamente você precisa..

    Responda-me o e-mail que eu lhe envie.

    abraços

  69. dirlene comenta,

    fevereiro 7, 2017 @ 3:13

    Meu filho foi reprovado estava cursando o segundo ano do ensino médio. No início de ano suas notas foram baixas devido a uma depressão. E demorou muito pra entrega de boletim só foi entregue no terceiro bimestre a nota do primeiro e do terceiro bimestre sendo assim não tivemos como acompanhar as notas e foi entregue agora neste ano de 2017 no dia 5 de fevereiro o boletim do segundo e quarto bimestre e meu filho reprovado em 5 matérias eu sinto que fomos prejudicado por não poder acompanhar as notas,será que temos direito de entrar com pedido de reconsideração

  70. dirlene comenta,

    fevereiro 7, 2017 @ 3:27

    Esqueci de comentar que houve atraso na entrega dos boletins devido a greve dos professores. Ficou muito desorganizado o segundo bimestre foi feito a reposição das aulas depois do quarto, que também teve reposição nos sábados,

  71. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    fevereiro 18, 2017 @ 23:09

    Dirlene, onde você mora?
    Aguardo

Por favor, Deixe um comentário aqui !