O que toda mãe deve saber sobre seus filhos

03/jul/2012 às 20:14 por Profa. Sônia R.Aranha em: educação

Se você tem filhos e eles ainda são crianças ou iniciaram a adolescência sugiro que pesquise , estude e saiba quais são as características da Geração Millennials, também conhecidos como Geração Y ou Globalistas.

Esta nova geração segue um lema : curtir o caminho é mais importante do que desejar chegar ao destino final.

Talvez eles compreendam melhor do que as anteriores que não há o fim do caminho, como bem nos contou Otacvio Paz em seu O Mono Gramático: “… Mas o fim é a refutação do caminho: no fim o caminho se dissolve, o encontro se dissipa. E o fim – também se dissipa.” (1974:11-12). São, portanto, presenteístas , sem ilusões quanto a controlar o futuro.

Impacientes, autônomos, ansiosos e imprevisíveis buscam modos informais de educação , descobrindo sozinhos o conhecimento e compartilhando, ao mesmo tempo com os seus pares, suas descobertas em redes sociais e fórum de discussão pela internet.

Gostam de trabalhar e de se relacionar com outras gerações,porém de igual para igual , exigindo o respeito mútuo.

Quando adultos destacam o prazer como aquilo que determina , digamos assim, a realização profissional.

Não buscam apenas um emprego , mas um propósito, com desafios a serem superados. Interconectados, com muita mobilidade, compartilham espaços, mas gostam do home-office e de escolherem seus próprios horários,já que o trabalho é feito em qualquer momento e lugar.

Mudam de direção com rapidez e desapego porque acreditam que aqueles que se adaptam melhor podem prosperar com as mudanças.

Daí  que a escola que temos não encaixa neste perfil, concorda? Sim, porque a escola é, em geral :

-   futurista , isto é, ensina que o esforço atual visa atingir uma vida  futura  bacana. Este discurso não cola mais, porque esta geração valoriza o processo, o caminho e não o produto e o destino. Querem aulas envolventes, prazerosas e que tenham sentido e significado no presente;

-  controladora e com regras rígidas, feitas de cima para baixo, o que também não funciona mais já que esta geração busca compartilhar ideias e solução de problemas de forma coletiva;

- hierarquizada, somente quem ensina é o professor e quem aprende são os alunos o que também não é mais aceito já que para esta geração todos ensinam e aprendem ao mesmo tempo compartilhando descobertas, haja visto a quantidade de tutoriais que há na internet e em fóruns de discussão;

Haveriam inúmeros outros exemplos que poderiam ser postados aqui, mas penso que a ideia já foi bem explanada : a Geração Millennials não se encaixa nas escolas que temos  e as escolas, por outro lado, não sabem lidar com eles.

Por isso, sempre alerta para que estas crianças e/ou adolescentes não sejam taxados de TDAH, DA e coisas assemelhadas apenas porque as escolas e a nossa geração não sabe lidar com eles.

Tags: , , , ,

Veja Também: Sem assuntos relacionados.

2 Comentários »

  1. Lauren C.A.Correa -sumaré comenta,

    julho 25, 2012 @ 23:07

    Boa noite Sônia
    Estou muito insatisfeita com a escola do meu fiho,sistema Etapa e estou pensando em muda-lo o ano que vem para o Objetivo,pois tem pouco aluno nessa escola e me deixa pensativa ,também tem a questão dos amigos.Como falar isso para o meu filho se ele reluta em falar no assunto(sempre tem desculpas).
    Me ajuda
    Beijos

  2. Profa. Sônia Aranha comenta,

    julho 26, 2012 @ 1:45

    Olá Lauren, prazer recebê-la aqui!

    Pois então, seu filho é muito inteligente , talvez seja até super dotado, quem sabe ….

    Então, seja bem clara com ele e utilize questões para ele decidir:

    Você é um garoto muito inteligente acima da média dos demais garotos da sua idade de modo que saberá responder as minhas questões:

    1) Você considera que o ensino da sua escola lhe oferece desafios?
    2) Quais são os pontos positivos e negativos do ensino de sua escola?
    3) Você não toparia conhecer uma outra escola apenas para fazer uma comparação entre os ensinos ?
    4) Não seria interessante ter novos desafios pela frente?

    Tente persuadí-lo com argumentos bem objetivos e que tenham significado para ele.

    De qualquer forma se ele não topar de nenhum modo talvez fosse o caso de deixá-lo na escola em que está mas pedindo para a coordenação um maior enriquecimento nas atividades escolares , enfim…. pegar um pouco no pé da escola.

    Em Sumaré há 3 escolas que se sairam bem no ENEM

    1) Sesi
    2) Colégio Galileu Galileu
    3) Colégio de Ensino Sumaré

    Se a escola que seu filho não é nenhuma desas três e a escola que você vislumbra também não está nesta lista é bobagem mudar de escola porque será trocar seis por meia dúzia… não fará diferença e só vai estressar o seu menino, ok?

    Esta é a minha sugestão. Forte abraço !!

Por favor, Deixe um comentário aqui !