Sem empatia o mundo adoece.

15/abr/2016 às 18:44 por Profa. Sônia R.Aranha em: educação

Falta de empatia : a doença do mundo

A maturidade emocional está intimamente ligada à capacidade de sentir empatia. É a capacidade de se colocar no lugar do outro que faz com que tenhamos a abertura para ouvir as várias respostas para uma mesma pergunta e entender que não há verdade absoluta. Que a sua necessidade não é menos importante que a minha.

Sem empatia há corruptos, traidores, violentos, assassinos, aproveitadores, sem-palavras, charlatões, enrolões, abusadores, perversos, impacientes, intolerantes, presunçosos, folgados, procrastinadores, indiferentes.

Sem empatia, há contratos quebrados, acordos não cumpridos, identidades roubadas, lares destruídos, milhões desviados, trabalhos mal feitos, filas cortadas, favorecimentos ilícitos, chutes nos carros, cortadas no trânsito.

Sem empatia, alguns acreditam ser mais merecedores que outros e, portanto, se dão à comodidade de serem cegos, surdos e mudos para qualquer necessidade que não seja a sua própria. Sem empatia há o “venha a nós, mas ao vosso reino, NADA”.

A falta de empatia é o câncer do mundo, mas sua presença, a cura dele.


AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01





Tags: ,

Veja Também: Sem assuntos relacionados.

10 Comentários »

  1. Carolina de Souza comenta,

    abril 16, 2016 @ 18:59

    Olá, minha filha tem síndrome do pânico, está no 8º ano, ano passado parou de estudar, não conseguia ir pra aula tinha muitas crises, esse ano está em outra escola e voltou as crises, como posso fazer pra ela não perder mais um ano? Estou muito preocupada com isso, que recurso posso colocar pra ela ter os direitos de continuar a estudar? Por favor, me ajude! Moro no município do estado do Amazonas.
    Aguardo seu retorno.
    Grata.
    Carol.

  2. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    abril 21, 2016 @ 1:52

    Carolina de Souza,

    1) Primeiro terá que ter em mãos um laudo médico que ateste a síndrome do pânico com CID e indicar a medicação caso tenha sido prescrita.

    2) Escrever um documento para a direção da escola dizendo que sua filha tem síndrome do pânico e, portanto, é um caso de necessidades especiais configurado pela lei federal n.13.146/2015 – lei de pessoas com deficiência – que precisa de um tratamento pedagógico diferenciado.

    3) Alegue ainda que ela precisa de um atendimento pedagógico domiciliar previsto Resolução CNE/CBE n.2/2001 http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf

    E o que você vai pedir é que ela possa estudar em casa , as tarefas são entregues ela faz em casa e quando houver avaliação um professor a acompanhará. Enfim.. ela tem que ser atendida.

    Se você não conseguir terá que buscar a intervenção do MP do Estado do Amazonas.

    Eu presto serviço de fazer o processo tanto para a escola, quanto para o Ministério se for preciso, mas cobro honorários. Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  3. Mariana Pinheiro comenta,

    abril 23, 2016 @ 12:53

    Bom dia,
    Sou coordenadora do fundamental II de um colégio particular. Gostaria que você tirasse uma dúvida sobre como devo proceder no caso de um aluno faltar priva de 2a chamada com a justificativa de ter esquecido. Não é uma imensa falta de compromisso com a instituição de ensino? O que eu, como coordenadora devo fazer?

  4. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    abril 26, 2016 @ 18:39

    Olá Mariana Pinheiro,

    1) Temos sempre que seguir normas e não o nosso próprio juízo que sempre é subjetivo.

    2) O que diz o Regimento Escolar de sua escola a respeito de ausência na 2a chamada?

    3) Se o Regimento Escolar for omisso com relação a esta questão específica, faça o seguinte:

    3.1) Marque reunião com a professora do componente curricular e a mãe do aluno e aluno:
    3.2) Pauta da reunião será comunicar a mãe que:
    3.2.1) aluno faltou na prova;
    3.2.2) a escola ofereceu a 2a chamada;
    3.2.3) o aluno esqueceu da data da 2a chamada e não compareceu;
    3.2.4) ausência nas duas oportunidades de prova configura zero

    Peçam ao aluno e o responsável legal dele que compreendam que não se pode esquecer um compromisso importante como avaliação.

    Que a escola saberia reconsiderar se fosse um caso de doença, acidente enfim, mas esquecimento não pode ser tolerado em uma 2a chamada.

    Se não constar em Regimento, durante este ano faça alteração Regimental para acrescentar isso e submeta a homologação do órgão competente, assim não terá problemas futuros, ok?

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação . Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  5. Joel Leal comenta,

    maio 9, 2016 @ 21:09

    Olá Meu Nome É Joel, Sou Aluno E Estudo Na Rede Publica Estadual Da Bahia No Colegio Estadual Eduardo Fróes Da Motta Em Feira de Santana Bahia, Eu Cometir um erro em ter gritado na bricandeira com meu colega ele nem ligo, mais e nesse grito estava ne um momento de muita zoada na sala de aula por que a professora mandou os alunos sentar em grupo ai tava aquele arrasta de cadeira para lá e arrasta de cadeira para cá, Nisso eu gritei meu colega na brincadeira eu gritei ” O Raapaz ” Ne Um Tom Meio Alto, Nisso A Professora ouviu ai ela me chamou na mesa dela mandou eu olhar para o rosto dela e começou a falar alto comigo, falando que eu que tinha que ser homem para assumir e e falando bem alto mesmo todos os alunos parou para olhar nisso eu fiquei bem constrangido, e nenhum professor pode constranger um aluno, Ai eu falei para ela ok, e fui sentar junto ao meu grupo, quando acabei de sentar ela falou comigo pode se levantar dai coloca sua cadeira e a mesa junto a parede e seu trabalho que vale 3,0 Pontos você vai ficar com 0, e não vai fazer o trabalho eu falei OK, e tenho testemunhas para isso tudo provar. Eu Queria Saber se é direito dela não deixa eu fazer o trabalho? E queria saber qual medida eu posso tomar para isso?
    OBSERVAÇÃO: ESSE COMENTARIO NÃO TEM NADA RELACIONADO A ESSE POST MAIS COMENTEI AI POR QUE NÃO OUTRA LUGAR PARA EU FAZER A PERGUNTA E MANTE UM DIALOGO COM VOCÊ, AGUARDO A RESPOSTA E FICO MUITO GRATO PELA ATENÇÃO!

  6. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    maio 11, 2016 @ 17:45

    Joel,

    1) A professora é autoridade em sala de aula e ela pode fazer muitas coisas sim.

    2) Quem quebrou a ordem da sala de aula foram os alunos com você incluído.

    3) Ela não conferir nota para a sua avaliação de fato é um abuso.

    4) O que você pode fazer… pedir para um responsável seu (pai, mãe, avô..) escrever um documento para a direção explicando o ocorrido e solicitando que você não fique com zero porque atribuir nota a uma atividade acadêmica em função do comportamento está errado por ser abusivo. Você não teve direito de ampla defesa e do contraditório.

    Mas apesar disso eu recomendo que você mude o seu comportamento porque o país vive um momento muito difícil. A Constituição Federal foi rasgada e com isso todos as autoridades estarão muito mais autoritárias e cometendo desmandos, sobretudo, nas escolas.

    Neste momento os direitos de todos nós estão suspensos.

    De modo que recomendo que você mude o seu comportamento para não sofrer consequências arbitrárias que serão cada vez mais comuns e mais fortes,ok?

    Mas tente o documento, mas avalie se ele não piorará a sua situação com essa professora,ok?

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  7. Gustavo Cardoso comenta,

    maio 17, 2016 @ 1:18

    Olá Sônia Aranha, Eu faltei bastante aulas No 1° bimestre só que no boletim escolar com as notas aparece que tenho 0 de faltas se acaso a escola vir a me reprovar posso recorrer com o boletim que consta que tenho nenhuma falta??

  8. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    maio 17, 2016 @ 20:12

    Gustavo, não .. não dá, sobretudo, porque você sabe que a verdade é que você faltou.

    O boletim não é o único documento válido, aliás ele é um resumo. O que vale mesmo é a caderneta do professor.

    Então, a secretaria verificando o erro poderá solicitar a caderneta do professor e pela conferência encontrar as suas faltas e corrigir o boletim.

    Então, recomendo que não falte mais para não ser reprovado por faltas.

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  9. henrique comenta,

    julho 9, 2016 @ 0:04

    Boa noite!
    Fiquei com DP em duas matérias no segundo ano, e no terceiro ano não fiz as DP e não passei em 4 matérias, fui para uma escola particular fazer o terceiro ano semestral junto com as DP, passei no terceiro ano, e não peguei o histórico, um tempo depois a escola foi extinta, e na secretaria de educação consta que estou aprovada no terceiro ano, a secretaria de educação me deu uma declaração de conclusão do ensino médio para efetivar a matricula na faculdade. Vou ter problemas com o histórico? parece que não colocaram na ata, sobre as DP, fiz o terceiro ano com a escola sabendo das DP. As notas do terceiro ano para as materias com DP, são as mesmas do terceiro ano em fisica e ingles?

  10. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    julho 9, 2016 @ 19:04

    Henrique, é possível

    Se no histórico escolar constar tudo fechado é que houve um erro de secretaria escolar .

    Mas se constar as DPs você não concluiu o ensino médio, isso tem que ficar claro para você, ok?

    Tudo dependerá de como estiver registrado no seu histórico, ok?

    abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !