Recebo centenas de pedidos de ajuda com relação a certificados escolares inválidos.
E por que são inválidos os certificados?
Porque não foram expedidos por escolas autorizadas a funcionar pelo Poder Público , neste caso, representado pelas Secretarias de Educação dos Estados.
Pode ter um prédio com cartaz na fachada informando que se trata de um Supletivo , pode ter uma recepcionista dizendo que ao fazer as avaliações em três meses conseguirá o certificado de conclusão do ensino médio . Pode até fornecer o certificado em papel, assinado por uma diretora e com a publicação no Diário Oficial.
Nada disso tem valor se não tiver autorização dada por intermédio de uma Resolução ou Deliberação do Conselho Estadual de Educação do Estado que é um órgão de apoio da Secretaria de Educação .
Atenção: nada tem a ver com o MEC ! Se disserem que a tal “escola” é autorizada pelo MEC, fujam!! O MEC é responsável por criar políticas e pela supervisão do ensino superior. Ensino médio é de responsabilidade das Secretaria de Educação dos Estados, ok?
Então, se não há autorização , não há certificado válido e não havendo certificado válido, não há conclusão do ensino médio.
É preciso entender isso.
De modo que antes que você acredite em milagres pedagógicos você deve conferir se aquela portinha é de fato uma escola e para fazer isso você deve pedir informação para a Secretaria de Educação do seu Estado.
Se você for do Estado de São Paulo tem que entrar em contato com a Diretoria de Ensino Regional de sua cidade ou do bairro que a portinha está localizada ou buscar a lista de escolas EAD/EJA autorizadas no site do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
Sem esta conferência, eu lhe recomendo fazer sempre o EJA – Educação de Jovens e Adultos em escola pública para não cair em nenhum tipo de armadilha.
Mas se você já caiu na arapuca da portinha e precisa de ajuda, faça o seu comentário aqui para que eu possa ajudá-lo ou se precisar contratar os meus serviços para fazer uma busca de informação para você, agende uma consulta: saranha@mpcnet.com.br
Sou a Profa.Sônia Aranha, consultora educacional, pedagoga, com mestrado em Educação pela Unicamp e bacharela em Direito, atuando com direito do aluno com vistas a caminhos pedagógicos mais promissores. Caso precise consultar-se comigo, entre em contato: saranha@mpcnet.com.br Para consultar o meu currículo: Plataforma http://lattes.cnpq.br/2146942491242468.
Sonia, que grata surpresa encontrá-la.
Bom, sou mais uma que levou o golpe do supletivo do Rio. Conclui meu ensino médio através do Centro Educacional Futura no RJ em 2009, a publicação no D.O saiu em Janeiro de 2011. Nunca imaginei que houvesse fraude, um absurdo. Ocorre que, atualmente estou no último semestre da faculdade, após longos 4 anos e a faculdade me impediu de realizar a rematrícula, mesmo já tendo recebido meus documentos em 2021. Entrei com o pedido na SEEDUC, mas confesso que estou desolada. Tanto investimento, não sei o que fazer.
Jessica,
Recomendo que refaça o Ensino Médio. Dificilmente a SEEDUC vai lhe enviar a certidão de escolaridade.
Se você mora no Estado de São Paulo tem o CEEJA que é flexível (não precisa frequentar) e é rápido.
Depois que estiver com o Certificado de Conclusão do Ensino Médio em mãos você poderá solicitar a convalidação de estudos em órgão público pertinente.
E quando receber a confirmação da convalidação a faculdade liberará a sua rematrícula e emitirá o seu diploma no momento oportuno.
Mas tem que refazer o Ensino Médio se a SEEDUC não emitir a certidão de escolaridade.
O caminho é longo (cursar o Ensino Médio, depois submeter pedido de convalidação de estudos junto ao órgão público) para somente após retornar o curso de graduação.
Dá resultado, mas tem que passar por todo este processo.
Eu presto serviço de elaborar a petição para o órgão público e orientar o processo administrativo de convalidação de estudos, quando você tiver com o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e mais o Histórico Acadêmico da sua graduação em mãos, caso queira, pode me procurar : saranha@mpcnet.com.br
abraços
Sônia, tenho uma dúvida. Recorri ao ENCCEJA para refazer o ensino médio, pois descobri que meu diploma anterior era falso. No entanto, entrei na faculdade utilizando esse diploma irregular. Nesse caso, preciso realizar a convalidação dos estudos, conforme vi em seu site.
Minha dúvida é a seguinte: a faculdade onde estudo é credenciada pelo MEC, mas o curso que estou cursando é novo. Esse curso tem autorização do MEC e já iniciou o processo de reconhecimento, mas a primeira turma ainda não se formou, ou seja, ele ainda não foi reconhecido, apenas autorizado.
Vou ter algum problema ao realizar a convalidação dos estudos pelo CNE? Ressalto que meu diploma atual do ensino médio está regular, foi obtido pelo ENCCEJA e é válido, emitido pelo governo.
Marcelo, acredito que uma coisa nada tem a ver com a outra.
Pode pedir a convalidação de estudos junto ao Conselho porque se você está estudando na graduação certamente ela tem autorização
Mas eles darão broncas na faculdade.. isso sim.
certo? eu presto serviço de elaborar o pedido junto ao CNE. Caso precise , entre em contato: saranha@mpcnet.com.br