
Hoje, 15 de Outubro, convencionou-se celebrar a atividade do magistério — aquela desempenhada por quem é responsável por transmitir o conhecimento historicamente construído pela humanidade, com o objetivo de contribuir para a resolução dos problemas sociais que surgem constantemente, à medida que a população cresce e a natureza dá sinais de esgotamento.
Essa foi, durante séculos, a missão do professor. No entanto, o século XXI trouxe novos desafios e tem colocado em xeque o propósito tradicional do trabalho docente.
Se antes o professor detinha o domínio do conhecimento socialmente acumulado e tinha como missão transmiti-lo às novas gerações, buscando ao mesmo tempo preservá-lo e impulsionar novos avanços, hoje, com o advento das tecnologias da informação — e, mais recentemente, com o avanço da Inteligência Artificial —, esse objetivo tem perdido parte de seu sentido. A centralidade do professor como único detentor do saber está sendo revista, exigindo uma ressignificação do seu papel na sociedade contemporânea.
A perda de sentido da atividade do magistério tem provocado um verdadeiro conflito no ambiente escolar, que às vezes se manifesta de forma silenciosa e, em outras, explode em episódios de violência em sala de aula. Isso ocorre em função do descompasso entre a estrutura e o funcionamento da escola e as demandas do século XXI, incluindo as características e necessidades das novas gerações.
É preciso parar e repensar a função social da escola e dos professores para enfrentar a próxima década do século XXI. Não é mais possível manter a estrutura e o funcionamento escolar, próprios dos séculos XIX e XX, caso contrário, o cenário será cada vez mais de professores em depressão, alunos agressivos, polícia e judiciário intervindo nas relações escolares.
Hoje é o Dia do Professor. Celebremos essa data com o olhar voltado para o futuro da profissão, não para manter um passado que já não responde aos anseios da sociedade, mas para construir um novo modelo escolar e ressignificar o seu papel social.

Sou a Profa.Sônia Aranha, consultora educacional, bacharela em Direito,pedagoga, com mestrado em Educação pela Unicamp, atuando com direito do aluno com vistas a caminhos educacionais mais promissores.
Caso precise consultar-se comigo, entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Atenção!! A consulta ( tirar dúvidas, blá,blá,blá, não é gratuita, fica a dica! 🙂
Para consultar o meu currículo: Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/2146942491242468.








