
É impressionante com tem aluno que quer pular o Ensino Médio e ir direto para o Ensino Superior!!
Mas não pode!
Não pode porque a LDB – Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional diz que o Ensino Médio é pré-requisito do Ensino Superior.
Vejamos alguns casos:
- Jovens adultos que cursam o Ensino Médio na modalidade EJA em EAD e já ingressam na faculdade são posteriormente surpreendidos com a informação de que a escola não era autorizada para funcionar e se frustam porque ficarão sem o diploma da graduação.
- Aluno na idade certa que sem completar o 3o ano do Ensino Médio resolve participar de processo seletivo no Ensino Superior, é aprovado, mas não concluiu o Ensino Médio e fica a ver navios.
No caso primeiro caso, os jovens adultos terão que refazer o Ensino Médio via ENCCEJA e depois solicitar convalidação de estudos para órgão público competente e, se deferido o pedido, conseguirão pegar o diploma de graduação.
Já no segundo caso, os alunos com 18 anos que resolveram ingressar no Ensino Superior sem concluir o Ensino Médio podem tentar a Justiça que em alguns raros casos concede a permissão para seguirem em frente. Ou se não consegurem por esta via terão que concluir o Ensino Médio e posterguar o sonho do Ensino Superior.
O Ensino Médio faz parte da Educação Básica e não pode ser suprimido, simples assim! Fica a dica!

Sou a Profa.Sônia Aranha, consultora educacional, bacharela em Direito,pedagoga, com mestrado em Educação pela Unicamp, atuando com direito do aluno com vistas a caminhos educacionais mais promissores.
Caso precise consultar-se comigo, entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Atenção!! A consulta ( tirar dúvidas, blá,blá,blá, não é gratuita, fica a dica! 🙂
Para consultar o meu currículo: Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/2146942491242468.








