Vamos verificar alguns casos de alunos com documentação escolar do Ensino Médio irregular ou ausente postados em comentários do meu post:
“Terminei o Ensino Médio já faz um tempo e agora fui aprovada no Sisu pra um curso… não encontro meu certificado de conclusão do ensino médio.”
“Olá, professora Sônia! Concluí o Ensino Médio por supletivo presencial em 2010, mas a escola fechou e só tenho o histórico escolar, sem o certificado. Tentei contato com a Secretaria de Educação do meu estado, mas ainda não tive resposta. Gostaria de saber: é possível emitir a 2ª via do certificado por outro órgão? Ou preciso refazer a prova pelo Encceja? Agradeço muito pelo seu trabalho e orientação aqui no blog!”
“Boa tarde, professora! Só passei para agradecer pelas informações preciosas que encontrei aqui. Estava com muito medo de meu certificado do Ensino Médio feito pelo EJA não ser aceito na faculdade, mas depois de ler seus textos e seguir suas orientações, consegui confirmar a validade junto à Secretaria de Educação e já estou matriculada! Muito obrigada por compartilhar tanto conhecimento com clareza e seriedade.”
“Boa noite, professora Sônia. Concluí o Ensino Médio em 2018 por uma escola particular que oferecia supletivo semipresencial. Recentemente, descobri que ela não era autorizada pela Secretaria de Educação e que muitos certificados foram anulados. Estou muito preocupada, pois usei esse certificado para conseguir um emprego público e agora não sei o que fazer. Existe alguma forma de regularizar minha situação ou terei que refazer todo o Ensino Médio? Agradeço imensamente se puder me orientar.”
“Olá, professora Sônia. Moro em São Paulo e finalizei o Ensino Médio em 2020 por um supletivo online. Só depois descobri, ao tentar validar o certificado para entrar na faculdade, que a escola não era credenciada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Estou muito angustiada, pois o documento não tem valor legal e já havia até apresentado em um processo seletivo. Existe alguma forma de regularizar a minha situação aqui no estado de SP? Ou será necessário fazer o Encceja ou procurar o CEEJA? Desde já, agradeço muito pela sua atenção e pelo excelente trabalho no blog.”
Se você tem questão iguais ou assemelhadas a esta pode deixa-la em comentários para que eu possa respondê-las gratuitamente.
Mas se você quiser que eu analise a sua documentação escolar ou entenda o seu caso para lhe orientar, faça uma consulta comigo, mas a consulta não é gratuita.
Sou a Profa.Sônia Aranha, consultora educacional, pedagoga, com mestrado em Educação pela Unicamp e bacharela em Direito, atuando com direito do aluno com vistas a caminhos pedagógicos mais promissores.
Caso precise consultar-se comigo, entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Atenção!! A consulta ( tirar dúvidas, blá,blá,blá, não é gratuita, fica a dica! 🙂
Para consultar o meu currículo: Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/2146942491242468.