Recebo centenas de pedido de ajuda com relação a certificados de conclusão do ensino médio inválidos.
Mas o que é isso ?
O aluno não pode dar continuidade em seus estudos na época correta, o tempo passa e ele precisa concluir o Ensino Médio, afinal, sabemos que sem o Ensino Médio a vida profissional fica inviabilizada.
Então, o aluno recorre a modalidade de ensino a distância. Em geral, estas “escolas” dizem que basta fazer as provas , receber apostilas para estudo e pagar as mensalidades e receber o certificado. O aluno faz tudo isso,mas no final do processo, recebe um certificado de uma escola que ele não estudou e de um outro Estado.
Exemplo: o aluno estudou em uma “escola” em São Paulo, capital, mas ao receber o certificado verifica que foi emitido por uma escola que ele nunca viu na sua vida e que fica no Estado do Rio de Janeiro.
Qual problema configurado?
1) A escola para funcionar precisa de uma autorização da Secretaria de Educação do Estado no qual tem a sede, se ela não tiver autorização, isto é, credenciamento para funcionar, ela não é escola de fato,mesmo que tenha as portas abertas, carteiras e quadro negro;
2) A escola pode ter autorização de funcionamento concedido pela Secretaria de Educação do Estado no qual tem a sede e pode abrir um polo em um outro Estado e cidade, porém, para cada um dos polos terá que pedir autorização de funcionamento para as Secretarias de Educação de cada local que queira colocar um polo;
3) Sem estas autorizações estas “escolas” não são escolas de fato.
Se o aluno entrou em uma escola que não tem autorização, entrou em uma fria e recomendo que faça o ENCEEJA (O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) que ocorrerá em janeiro de 2018 ou supletivo, EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escola pública que é mais confiável, para conquistar o seu certificado válido de ensino médio.
Se o aluno recebeu um certificado das escolas cassadas e já está adiantado nos estudos da faculdade, as saídas são:
1) Trancar a faculdade, voltar para o supletivo concluir o Ensino Médio e somente depois retomar os estudos na faculdade;
2) Se o aluno tem certificado de conclusão do Ensino Médio, no verso do certificado tem o carimbo da Secretaria de Educação, assinatura do inspetor escolar, tem o nome publicado no Diário Oficial do Estado, e mesmo assim a faculdade não aceita o certificado, o jeito é buscar a Justiça.
De todo o modo, esta situação de ter um certificado de conclusão do Ensino Médio inválido é bem complicada, não é fácil de sair, mas cada caso é um caso. O melhor seria não cair nessas arapucas, uma vez que caiu, sair não é nada simples.
Caso queira fazer uma consulta comigo para eu analisar o seu caso e lhe dar caminhos possíveis para resolver o problema sem ter que acionar a Justiça, entre em contato: [email protected] . O valor da consulta é R$ 65,00.
Mas se quiser quer resolver na Justiça, entre em contato: [email protected] – posso indicar advogada que está obtendo êxito em casos assemelhados.
Olá boa tarde! Ingressei na faculdade e lá conheci uma amiga q estudou na mesma escola que eu. E o certificado dela não foi aceito .
Pelo que vi o meu foi publicado em diário oficial , tem o carimbo da secretaria do Estado da educação , foi reconhecido firma e foi publicado em diário oficial.
Isso em 2007 e a escola foi fechada.
Será que corro o risco do meu ser falso tbm? O dela foi emitido anos depois do meu
Ana Rodrigues, sim , corre o risco, mas cada caso é um caso…
Escolas de Ensino Médio, supletivas de EAD oriundas do Estado do Rio de Janeiro são problemas porque no Estado de São Paulo, por exemplo, as faculdades não emitem diploma de graduação e tem que pedir para a SEEDUC uma certidão com força de certificado. Se encontrarem os arquivos emitem o diploma , caso contrário não e o aluno tem que refazer o Ensino Médio…
ok?
abraços