Boa noite, no final de 2017 concluía o oitavo semestre de enfermagem na UNIP quando fui informada de que não receberia meu diploma até que a SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro conferisse o visto confere no meu certificado de conclusão do Ensino Médio e enviasse para a UNIP, visto que meu certificado era inválido por não constar o visto confere em seu verso.
Sim, cometi o erro na adolescência de estudar no Ensino Médio na modalidade a distância pela EPEC escola localizada no Estado do Rio de Janeiro, mas nunca imaginei que enfrentaria problemas com o certificado obtido por diversos motivos: 1) nunca tive problemas com este certificado nos vínculos empregatícios; 2) nunca tive problemas com este certificado nos cursos que cursei e 4) a própria UNIP recebeu minha matrícula normalmente diante deste certificado em dois momentos após trancamento de matrícula sem que jamais a UNIP tenha se manifestado até o dia eu conclui o curso integralmente e paguei a última parcela da mensalidade.
Portanto, se você leitor deste blog cometeu esse erro, primeiramente proceda de forma correta, seja por intermédio do ENCCEJA (o que eu fiz) ou outra escola por eliminação de matérias e refaça o seu Ensino Médio e leve seu novo certificado de Ensino Médio válido na universidade, só assim resolve-se o problema.
Na Justiça tentei inicialmente, mas após 5 (cinco) pesarosos meses de espera, ansiedade e muito choro, recebi a notícia de que perdi a ação por unanimidade, detalhes: eu tinha histórico escolar, meu nome publicado no Diário Oficial, tudo certo, mas mesmo assim perdi, então, não perca tempo e vá refazer seu Ensino Médio, porque este é o melhor caminho.
Só eu sei o quanto chorei e sofri ao pensar nos anos de estudo que perdi, totalizando 8 (oito) anos e meio devido aos dois trancamentos de matrícula e sem nunca reprovar em nada, já via todo o meu esforço escoando pelo ralo, junto com meu investimento financeiro, noites sem dormir, privações da vida etc…sem falar que eu já estava concluindo uma pós-graduação e tive um ano para regularizar meu COREN para só assim poder trabalhar. Por um ano, minha vida profissional ficou estacionada, mas o mais importante é que passou.
Já estava concluindo o Ensino Médio no CEEJA CLARA MANTELLI perto da Estação do Metrô Belém, na capital paulista, mas prestei também o ENCCEJA, quer dizer, por falta de um válido, estava com praticamente dois certificados de Ensino Médio (rsss ), preferi pecar pelo excesso e me punir, me punir sim, para nunca mais na minha vida recorrer ao mais rápido e fácil aparentemente, porque, no final das contas, o mais fácil torna-se mais difícil e mais sofrido. Nunca mais!
Esta experiência serviu de crescimento pessoal, espero que resolvam suas questões também e amadureçam com a experiência como eu amadureci, mas teve muito chororô, isso só eu sei e meu amado marido que sempre enxugou minhas lágrimas e acreditou no meu potencial, que por um erro imbecil na adolescência, me fez passar por maus bocados e muita aflição, mesmo sabendo o quanto eu merecia, quanto estudei e sempre tirei boas notas na universidade, isso não tem valor algum nessa situação, portanto, façam o que eu orientei e busque seu diploma com unhas e dentes.
Observação: ENCCEJA não foi difícil, nem estudei pra fazer, passei o dia inteiro lá das 7h:20minutos da manhã até 19h:30minutos, mas valeu a pena, foi o certificado que acabei usando, visto que aquele que eu iria obter via CEEJA ainda faltavam 3 (três) provas pra concluir.
Agradeço a Profa.Sônia Aranha pela ajuda, pois a primeira orientação foi aquela que li no seu blog quando descobri tudo. Eu não sabia de nada, nem imagina o quanto essa situação trágica é comum até acontecer comigo, o que me levou a pesquisar sobre o assunto.
Também agradeço a Dra Laís Gonçalves, minha advogada, pela ajuda, mesmo eu tendo perdido a causa, mas isso é a consciência e decisão dos juízes que receberam meu caso, afinal, a filha deles certamente nunca tiveram problemas com estudos, com dinheiro para pagar a faculdade ou trabalharam em dois empregos enquanto concluíam o Ensino Médio e não precisaram sustentar a família e não sabem o que é batalhar como nós.
Mas não importa o que eles decidam, se você já decidiu que irá concluir o Ensino Médio, você conseguirá alcançar seu objetivo.
Boa noite e obrigada!
Prof Sonia meu Esposo fez supletivo a distancia e com Ele houve o mesmos caso, acabou de concluir o técnico mas não consegue o diploma pois só agora depois de 10 anos descobrimos que o histórico escolar do ensino médio é falso. Ele fez na escola Jardim Escola Vitória cujo nome fantasia Prepare no RJ. Fez em São Paulo mas a escola é do RJ. Ele vai ter que fazer o ensino médio novamente, mas a pergunta é ele perde tudo o que estudou no técnico? Terá que fazer o técnico novamente?
Por gentileza nos ajude
Gabriela,
Sim, melhor refazer o Ensino Médio em um CEEJA (escola pública, flexível, gratuita e segura)
Para não perder o técnico terá que solicitar a convalidação de estudos junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Não sei o tempo que demora e nem o resultado, terá que tentar, porque eu presto serviço para elaborar o documento e acompanhar o processo mas casos de Ensino Superior que é junto ao Conselho Nacional de Educação. Junto ao CEE-SP não tenho experiência, terá que tentar.
Mas sem a convalidação de estudos feita pelo CEE-SP perde o técnico, porque para fazer o técnico tem que ter o Ensino Médio, e tendo o Ensino Médio com data posterior a data do ingresso no técnico, a escola não tem como emitir o certificado, então precisará que o CEE-SP convalide.
Se quiser tentar eu presto serviço mas não dou garantia, ok? Entre em contato: [email protected]
abraços
Boa tarde, fiz o supletivo neja no colégio Carlos Arnoldo Abruzzini da Fonseca localizado em sepetiba-Rj
Me formei em agosto de 2021, e meses se passaram e até hoje eu não recebi o meu certificado de conclusão, oque é um total absurdo.
Já se passaram mais de 7 meses, e eles não tem nem uma previsão pra entregar, já fui lá várias vezes pra receber o meu direito e eles nem informação dão direito.
Eles disse que não entregaram ainda, pois a inspeção escolar tem que assinar os certificados.
Ouvi relatos de pessoas formadas desde de 2014, 2017, 2019 que até hoje não receberam o certificado.
Oque é um absurdo!! Quero saber como eu posso resolver isso o mais rápido possível, já que eu não posso me prejudicar.
Faço curso técnico de enfermagem, irei terminar em agosto e precisao de levar meus documentos escolares o mais rápido possível.
Estou bem preocupada, por talvez eu me prejudicar e nao conseguir me formar no curso por conta dessa palhaçada.
Por favor, como devo proceder?
Posso buscar meus direitos na justiça? E demora muito se for preciso?
Preciso de uma solução rápida.
Aguardo um retorno! Obrigada
Evellyn,
1) Ação judicial. Impetre mandado de segurança. Busque um advogado ou a Defensoria de Pública do seu Estado.
2) Você pode também buscar Núcleo de Prática Jurídica de faculdade com a PUC-Rio ou outras faculdades que também acionam a Justiça de forma gratuita.
ok?
abraços
Passei num concurso publico para ensino fundamental e fui convocada, ainda vou levar toda a documentação. Mas tenho diploma de ensino médio. Posso tomar posse assim mesmo?
Olá Renata, se o Edital do Concurso solicita documentos escolares do Ensino Fundamental,levar o documento solicitado do Ensino Fundamental. Se o Edital pedir documentos escolares do Ensino Médio, levar o do Ensino Médio.
O Edital de Concurso é LEI .. o que estiver escrito nele é o que está valendo, ok?
abraços
Cursei direito e colei grau em 08/2020 na UNIP. Apresentei o certificado de conclusão do ensino médio emitido pela escola CFAC (RJ). Hoje, sou advogado atuante. Em razão das notícias de invalidade de diploma emitido pela referida escola, por precaução, concluí um novo ensino médio na escola Clara Mantelli, em 2017. Tendo em vista já ter colado grau e ter me tornado advogado, devo me preocupar? Obrigado!
Abraço
Edson,
Se a UNIP emitiu o seu diploma de graduação, não é necessário se preocupar,
Se você prestar concurso público e for solicitado apenas o diploma de graduação, não precisa se preocupar.
Agora se quiser deixar mais redondo você deve solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de seus estudos e depois solicitar da UNIP correção do seu diploma.
Eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE e orientar o caso,se precisar entre em contato: [email protected].
abraços
Boa Noite! Eu estudei em um Colegio que também não tem autorização para funcionar. meu nome saiu no diário oficial e recebi meu diploma, porém algum tempo me preocupou uma notícia que li no jornal sobre a cassação do tal Colegio. Isso me preocupou porque estou no último período da faculdade.
Como proceder? Caso eu faça o ensino médio pelo CEEJA é possível eu levar para a faculdade atualmente e pedir para trocar o diploma? visto que o outro não tem validade. A minha dúvida é porque estou na faculdade desde 2017 e o ensino médio até sair será posterior ao tempo de conclusão da faculdade.
Regina,
1) Precisa refazer o Ensino Médio via CEEJA .
2) Após precisa convalidar os estudos junto ao CNE
3) E somente com a convalidação em mãos a faculdade emitirá o seu diploma de graduação.
O processo é longo mas é o único modo de não perder o que estudou na faculdade.
Eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE, orientar e acompanhar o processo administrativo, mas, obviamente, cobro honorários. Quando estiver com o certificado de conclusão do Ensino Médio de escola lícita em mãos e precisar entre novamente em contato: [email protected]
abraços
Sônia boa tarde, fiz um supletivo à distância em 2004.Essa instituição do ensino médio que cursei, trabalhava em cima de um parecer do cee rj, consta até em diário oficial emitido pelo cee. Porém o meu diploma vem com todas as normas legais, mas existe um problema consta nele à data de publicação no diário oficial, porém não consta no diário oficial o meu nome nem da instituição nesta data. Essa escola fechou como devo proceder, é possível meu nome não estar no diário oficial, mas o diploma ter validade.
Josemar, em regra não… As escolas do RJ extintas eram irregulares e o melhor caminho é refazer o Ensino Médio em escola pública do seu Estado.
Agora para resolver o problema com este certificado somente se a SEEDUC emitir certidão com força de certificado, daí sim.. então abra um processo administrativo junto a SEEDUC solicitando esta certidão… se a SEEDUC você poderá acionar a Justiça no Rio ou refazer o Ensino Médio e depois convalidar estudos se concluiu o Ensino Superior e está sem diploma.
ok? Presto consulta a respeito do caso , se precisar entre em contato : [email protected]
abraços
Boa tarde, bom… Em 2016 eu estava finalizando o supletivo no CLARA MANTELLI e havia feito o supletivo para o curso de odontologia onde foi concedido um desconto, então iniciei o curso de odontologia no primeiro semestre, faltando duas matérias para eliminar, enquanto cursava a faculdade terminei o ensino médio, tendo o diploma de conclusão do ensino médio em Junho de 2016, a faculdade aceitou então continuei o curso, acontece que conclui os 8 semestres em 2019, colei grau, recebi o diploma, me inscrevi no conselho e e hoje atuo com CRO provisório, porém hoje estive na faculdade para retirada do diploma o qual consta como indeferido por problema no ensino médio, não me deram maiores informações, mas foi concluído certinho no clara mantelli, perdi meu chão nesse momento, estou desesperada, posso perder tudo o que cursei? ou ter que refazer o primeiro semestre? não sei como proceder nesse caso, meu maior medo é ter que cursar novamente..
Rafaela, o problema é a data do término do Ensino Médio que está conflitando com a data de ingresso na faculdade, lembrando que o Ensino Médio é pre-requisito para o Ensino Superior, o que significa que legalmente não pode ingressar no Ensino Superior sem que conclua o Ensino Médio.
E o que fazer?
Convalidar os estudos junto ao Conselho Nacional de Educação. Eu presto este serviço, caso queira e precise entre em contato: [email protected] – cobro honorários.
att
Olá, eu fiz o ensino médio na Jardim Escola Triunfo no Rio de Janeiro em 2012, porém agora moro e faço faculdade no ES.
Meu diploma tem carimbo da Seeduc e assinatura da inspetora “Conceição Aparecida O. Possdeli com registro 74275-9 MEC”.
E também assinatura e carimbo da Secretária : Juliana Abrantes Marques Rebelo, Reg. 0001420 – MEC, e Diretora : Marcia Silveira de Freitas, Reg. 13.699 MEC.
Consegui fazer um curso técnico no SENAC em 2015 com esse diploma e não tive nenhum problema.
Será que terei problema na faculdade?
Ele é falso?
Tem publicação no DO do RJ e Histórico também com carimbo da seeduc e assinatura.
Daniel, em regra, certificado desta escola dá problema mesmo com o visto confere.
Recomendo que você entre em contato com a SEEDUC solicitando certidão de escolaridade. Se a SEEDUC encontrar os arquivos ela emitirá uma certidão e tudo resolvido.. caso contrário, terá que refazer o Ensino Médio, antes que preste concurso público e não possa assumir o cargo por conta do certificado, ok?
Você poderá fazer a sua solicitação ao SEEDUC via Ouvidoria Fala.br em solicitação. Tem que fazer o cadastro, ok? https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
abraços
Boa noite Daniel cordeiro, Eu vi sua postagem.. E tambem fiz meu curso na mesma escola que voce. ..Estou a fazer um tecnico no senai tbm. Minha pergunta eh: O senac Eles reconheceram certinho seu certificado da triunfo? Pois, estava havendo muito problemas com as escolas do Rio… Dai Fiquei na duvida de fazer meu tecnico e perder meu dinheiro. Porque eles pedem pra tirar a copia em cartorio do certificado e apresentar no ato da matricula.
Olá Line, Escola Triunfo não tem como recuperar. Escola extinta com irregularidades.
A meu ver, terá que refazer o seu Ensino Médio e depois convalidar os estudos junto ao Conselho Estadual de Educação por ser técnico.
Não é fácil isso… se estiver no início do técnico particular, melhor cancelar a matrícula , resolver o Ensino Médio e depois retorna.
abraços
Oi Sônia, mto obrigada! Pode deixar entrarei em contato. Para convalidar as datas ao CNE, demora em média quanto tempo ?
Thaiz, 60 dias para o CNE emitir o Parecer e mais ou menos 120 para o MEC homologar..
ok?
abraços
Oi,Sônia.
O meu caso foi parecido fiz o ensino médio na modalidade a distância em 2013 e foi publicado no D.O de outro Estado, logo em seguida entrei na faculdade e conclui o curso e colei grau. Até o momento a faculdade não registou o diploma da minha turma de 2018 . Mas estou com o mesmo receio de quando for fazer o registro não aceitarem meu ensino médio. Gostaria de perguntar se seria melhor eu já fazer o CEEJA onde eu moro para previnir caso ocorra problemas futuros?
Thaiz, eu sempre recomendo o CEEJA, mas feito isso, terá que convalidar os estudos junto ao Conselho Nacional de Educação que em regra dá parecer favorável… Eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE mas cobro honorários por este serviço, quando estiver com o novo certificado em mãos e precisa entre em contato: [email protected]
ok? abraços