Tenho 18 anos, posso sair da escola sem autorização dos meus pais?
Pode.
Exemplo:
O aluno estuda no período noturno, não haverá a última aula, mas a escola não permite que os alunos saiam.
O aluno com 18 anos não precisa de autorização dos pais para sair da escola porque o Código Civil – Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 diz:
Art. 5o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.
De modo que a escola não pode impedir a saída de alunos com 18 anos antes do término das aulas, caso contrário, ferirá o princípio constitucional de ir e vir.
Ok?
tenho 18 anos e não quero mais estudar, devo pegar alguém documento na escola?
Karine, sim… o seu Histórico Escolar.
ok?
abraços
Boa noite! Tenho 18 anos e em junho faço 19, estou no terceiro ano do ensino médio. Penso em fazer a prova do Encceja dia 28 de agosto (para conseguir a conclusão) e a partir desse dia não frequentar mais o colégio. Eu, por lei, posso fazer isso? Apenas paro de ir para a escola ou preciso entregar algum documento pra instituição? Obs: colégio particular
Isabella
Pode.. Dependendo de onde mora pode cursar o CEEJA , se for de São Paulo , o CEEJA é flexível não precisa frequentar.
Não precisa entregar nada para a instituição, mas pegue o seu Histórico Escolar.
Pode parar antes, com 18 anos o ensino não é mais obrigatório.
ok?
abraços
Vim sem a calça do uniforme pois estava lavando e falaram que eu preciso de um bilhete do meu responsável me autorizando, só que sou maior de idade, eles falaram que sou maior de idade mas as leis dentro da escola são outras. Eles realmente podem fazer isso? Ou eu mesma posso me autorizar a vir sem a calça?
Gabrielq,
É incrível né? A escola não pertence a sociedade ? Vai entender esse povo de escola..
Olha, o Código Civil no Art. 5 Iz que: A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.
Então, sendo maior , bastava a escola lhe dizer que não pode, pelas regras escolares, ir para a escola sem a calça do uniforme.
Mas como há uma ignorância sem tamanho, deixe prá lá porque não dá para fazer nada …
A escola tem regras escolas e de acordo com as regras podem sim perturbar.
Você mesma autorizar acho que não vai dar certo. O melhor é lembrar e não ir sem a calça porque é uma brinca que penso não valer a pena. Há outras mais importantes para travar , não é?
abraços
Eu tenho 17 anos e faço 18 em agosto desse ano (2022), estou no 3° do Ensino médio. Estou matriculada na escola, porém até agora não frequentei e minhas aulas começaram dia 02/02, eu sou obrigada a frequentar até fazer 18? (mesmo que tenha pouco tempo pra eu fazer 18 anos). E quando eu fizer 18 posso não querer mais estudar? No caso o ano não vai ter acabado, então se eu deixar de ir eu repito e depois tenho que começar o 3° denovo?
Yasmin, por lei a obrigatoriedade é de 4 anos até 17 anos que é o último ano do Ensino Médio.
Você pode faltar, mas se a escola que você está matriculada for série para acionar o Conselho Tutelar e este notificará os seus responsáveis legais para saber o motivo pelo qual não está indo à escola.
Quando você completar 18 anos poderá fazer supletivo , prestar o Encceja e não poderá retornar para escola regular porque a partir dos 18 anos você é capaz legalmente e maior e a escola regular é apenas para os alunos menores de 18 anos.
ok?
abraços
Completei 18 anos o diretor da Escola me expulsou por faltar e não quer deixá eu terminar o 3 ano na escola,ele pode fazer isso
Emanuel, de certa forma pode porque o Ensino Regular é para menores de idade.
Como você é adulto por completar 18 anos terá que cursar o supletivo EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Se for do Estado de São Paulo , curse o CEEJA , em poucos meses termina o 3o Médio.
Bem melhor para você , porque você terminará no 1o semestre e no próximo poderá seguir para a faculdade, ok?
abraços
Um amigo meu que estava comigo no 3 ano e com 18 quis sair mais cedo só que a escola não queria deixar ele sair, aí ele insistiu e usou como argumento o direito de ir e vir, aí é foi expulso por ter 18 anos, nesse caso como é que fica?
Salomão,
Ele foi expulso da escola? Não poderá mais estudar nesta escola?
Se ele tem 18 anos o melhor é fazer supletivo. Se for do Estado de São Paulo faça CEEJA e no meio do ano já poderá cursar faculdade ou técnico.
Ele terá que denunciar a atitude da direção da escola junto ao Ministério Público do Estado porque um aluno não pode ser jogado fora desse jeito. Pedir reintegração se ele ainda quiser estudar nesta escola. Eu não quereria..
Também deve denunciar a direção na escola junto a Ouvidoria da Secretaria de Educação
Claro que nas escolas tem regras. E claro que devemos cumpri-las, mas se o aluno já tem 18 anos não precisa de autorização para sair da escola, porque não há mais responsável legal.
Por essa razão recomenda-se que alunos com 18 anos devam fazer o supletivo que Educação de Jovens e Adultos que é mais adequado.
Agora, a escola não pode jogar fora o aluno e expulsar… Primeiro que não tem expulsão compulsória. Tem que convocar o Conselho de Escola para tomar uma atitude deste naipe.
Então, peça para ele denunciar a conduta da direção da escola
att
Olá ,tenho 17 anos e acabei o 9 ano , estou a tentar entrar num curso de barbeiro mas pedem o meu comprovativo de 9 ano e a minha escola negasse a o entregar e insistem em me matricular na mesma escola eu compreendo a parte do matricular pois sou menor mas eu penso em sair já da escola e tirar curso de barbeiro pra fazer os 18 anos e começar a trabalhar num salão de uma amigo pois vamos fazer uma parceria ,como resolvo a situação acerca do meu comprovativo de 9 ano?
joão Mateus, peça para um representante legal seu solicitar o histórico escolar…
O problema é que para a escola fornecer o histórico escolar do Ensino Fundamental vai solicitar a transferência para escola de Ensino Médio.
Esse curso é de nível técnico de Barbeiro é reconhecido?
Se for não há motivos para a escola não fornecer o histórico escolar do Ensino Fundamental mas será necessário um representante legal seu fazer a solicitação.
ok?
abraços