Dia 31/08   o Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo publicou a Deliberação CEE-SP n.127/2014 que altera a redação da Deliberação CEE-SP 120/2013.

Artigo 1º (não mudou nada) Os pedidos de reconsideração e recurso dos resultados finais de avaliação de estudantes da educação básica, no Sistema Estadual de Ensino de São Paulo, têm seus procedimentos regulamentados por esta Deliberação

Artigo 2º (não mudou nada) As formas de avaliação, incluído o seu resultado final, realizadas pela escola, assim como os critérios de promoção e retenção dos estudantes devem estar expressos no seu Projeto Pedagógico e explicitados no Regimento Escolar, nos termos da legislação vigente e desta Deliberação.

§ 1º A escrituração destas avaliações e resultados devem ser registradas em documento próprio nos termos do Projeto Pedagógico e Plano Escolar da Instituição.

§ 2º As informações descritas no caput devem ser divulgadas para pais e estudantes no ato da matrícula ou constar do site da instituição e ser do conhecimento de toda a equipe pedagógica.

Artigo 3º (acrescenta §  4º ) o  Divulgado o resultado final das avaliações, os estudantes retidos ou seus representantes legais poderão solicitar à direção da escola, reconsideração da decisão, que será apreciada nos termos do Regimento Escolar.

§ 1º  – O pedido de reconsideração de que trata o caput deverá ser protocolado na escola em até 10 dias, contados da data da divulgação dos resultados. ( antes eram 5 dias)

§ 2º A direção da escola terá o prazo de 10 dias, a partir da data do pedido, para informar sua decisão.

§ 3º A não manifestação da escola no prazo estabelecido implicará no deferimento do pedido.

§ 4º – Os prazos a que se refere este artigo ficarão suspensos durante os períodos de recesso escolar e férias dos docentes

 Artigo 4º Da decisão da escola, caberá recurso à Diretoria de Ensino, ou quando for o caso, ao órgão equivalente de supervisão delegada, adotando os mesmos procedimentos, com as devidas fundamentações.

§ 1ºO recurso de que trata o caput deverá ser protocolado na escola, que o encaminhará em até 3 dias úteis de seu recebimento (REVOGADO Del.127/14. alteração nos 10 dias da ciência da decisão)

§ 2º – A Diretoria de Ensino, ou órgão equivalente de supervisão delegada , emitirá sua decisão sobre o recurso interposto, no prazo máximo de 15 dias, contados a partir de seu recebimento ”.

§ 3º O Dirigente de Ensino poderá, para subsidiar sua decisão, designar supervisores para visita à escola e efetuar diligências.

§ 3º – Na análise do recurso, deverá ser considerado:

I – O cumprimento das normas regimentais no processo de retenção. (novo)

II – O cumprimento das normas regimentais no processo de avaliação e retenção do aluno;

III – A presença de atitudes irregulares ou discriminatórias contra o estudante;

IV – A existência de fato novo relevante .(novo)

§ 5ºA decisão do Dirigente de Ensino será comunicada à escola que informará o interessado imediatamente. (REVOGADO pela Del.127/14.)

Artigo 5º Da decisão do Dirigente, caberá recurso especial ao Conselho Estadual de Educação por parte do estudante, seu representante legal ou da escola, mediante expediente protocolado na Diretoria de Ensino.                      ( REVOGADO DEL.127/14)

§ 1º A Diretoria de Ensino terá o prazo de 3 dias úteis, a contar de seu recebimento, para encaminhar o recurso ao Conselho Estadual de Educação.

§ 2º Em caso de divergência entre a decisão da escola e da Diretoria de Ensino, com relação à retenção do estudante, protocolado o recurso no Conselho Estadual de Educação, a decisão da Diretoria de Ensino ficará suspensa até o parecer final do Conselho.

§ 3º O recurso especial ao Conselho será apreciado pela Câmara de Educação Básica, em caráter prioritário, observadas as normas regimentais.

§ 4º O recurso especial será apreciado somente quanto ao cumprimento das normas regimentais da unidade escolar, a existência de atitudes discriminatórias contra o estudante ou pela apresentação de fato novo.

Art. 5º Da decisão do Dirigente, ou responsável pelo órgão de supervisão delegada, caberá recurso especial ao Conselho Estadual de Educação, no prazo de 5 dias, por parte do estudante, seu representante legal ou da escola, mediante expediente protocolado na Diretoria de Ensino ou no órgão de supervisão delegada.

§ 1º – A Diretoria de Ensino e o órgão de supervisão delegada terão o prazo de 5 dias, a contar de seu recebimento, para encaminhar o recurso ao Conselho Estadual de Educação, informando, no expediente, se o aluno continua na mesma unidade escolar e se foi reclassificado”.

 § 2º – O recurso especial ao Conselho será apreciado pela Câmara de Educação Básica, em caráter prioritário, observadas as normas regimentais.

§ 3º – O recurso especial será apreciado somente quanto ao cumprimento das normas legais, o cumprimento das normas regimentais da unidade escolar, a existência de atitudes irregulares ou discriminatórias contra o estudante ou pela apresentação de fato novo relevante.

§ 4º – Em caso de divergência entre a decisão da escola e a da Diretoria de Ensino, ou órgão de supervisão delegada, com relação à avaliação final do estudante, prevalecerá a decisão da Diretoria de Ensino, ou do órgão de supervisão delegada, até a manifestação final do Conselho”. 

Artigo 6ºA Secretaria Estadual de Educação poderá editar normas próprias sobre a questão tratada nesta deliberação para as escolas de sua rede, cabendo à supervisão de ensino, no seu trabalho permanente de visita às escolas estaduais, oferecer as orientações necessárias. (REVOGADO PELA DEL.127/14)

Art. 6º – Dos atos praticados por uma parte será dada ciência à outra parte, por escrito .

Parágrafo Único – Caberá à Diretoria de Ensino dar ciência à outra parte, quando se tratar de recursos encaminhados ao Conselho Estadual de Educação

Artigo 7º Esta Deliberação entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial a Deliberação CEE Nº 11/96.

Art. 7º – A Secretaria Estadual de Educação poderá editar normas próprias sobre a questão tratada nesta deliberação para as escolas de sua rede, cabendo à supervisão de ensino, no seu trabalho permanente de visita às escolas estaduais, oferecer as orientações necessárias.

Art. 7º – Esta Deliberação entra em vigor na data da publicação de sua homologação, revogadas as disposições em contrário
DELIBERAÇÃO PLENÁRIA

O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO aprova, por unanimidade, a presente Deliberação.

O Cons. João Palma Filho votou favoravelmente, nos termos de sua Declaração de Voto.

Sala “Carlos Pasquale”, em 15 de maio de 2013.

Consª. Guiomar Namo de Mello -Presidente

Houve um voto contrário da Consª Rose Neubauer.


AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui





Tags: , ,

Veja Também: Sem assuntos relacionados.

104 Comentários »

  1. Nidia Regina Garcia Ferreira comenta,

    setembro 30, 2014 @ 1:01

    Boa Noite Dra. Sônia,
    Minha filha está no 1º Ano do ensino médio e estamos com um problema enorme. Ela ficou doente e internada e está ausente da sala de aula a 19 dias (com atestado médico) porem perdeu as provas de recuperação . Fui informada pela direção que ela ainda poderá fazê-las assim que retornar as aulas porém ela está desenvolvendo sindrome do pânico e não quer nem ouvir falar em ir para escola. Ela está com “pavor”de retornar a escola. (Estou achando que foi por conta de um professor ter humilhado ela na frente de todos pois à partir daquele dia tudo piorou). Gostaria de saber se existe alguma lei que a escola possa dar ao invéz das provas, trabalho para ela fazer em casa, pois estou pensando em mudar de escola mas para isso precisamos fechar as média do 3 bimestre.
    Ou seja, ela não quer voltar na escola e não podemos deixá-la sem nota ou com nota baixa senão ela vai reprovar.
    Aguardo uma resposta e uma ajuda.
    Muito obrigada,

  2. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    outubro 1, 2014 @ 18:54

    Nidia, recomendo que você peça para o médico dela atestar que ela não está pronta para voltar às aulas e que precisa elaborar as provas em casa de modo assistido.

    Com este atestado você faz um documento solicitando que as provas sejam realizadas na sua casa. A escola destaca um funcionário , monitor, auxiliar para ir até a sua casa e fazer com elas as provas.

    Ou que sejam feitos trabalhos para que seja possível fechar as notas do 3o trimestre.

    Se o laudo será difícil a escola aceitar esta proposta de procedimento, mas com o laudo médico daí não há como se recusar ,ok?

    Abraços

  3. O que posso fazer: meu filho repetiu? comenta,

    outubro 28, 2014 @ 2:32

    [...] Saiba mais aqui [...]

  4. Meu filho reprovou, o que posso fazer? comenta,

    outubro 31, 2014 @ 13:18

    [...] Saiba mais aqui [...]

  5. RICARDO comenta,

    novembro 27, 2014 @ 18:57

    NO ESTADO DE SP QUANTAS VEZES O ALUNO PODE FICAR RETIDO?

  6. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    novembro 27, 2014 @ 20:32

    Ricardo, desconheço ato normativo que discipline a quantidade de reprovações, porém nunca serão em um número suficiente para que a idade x série comece a ficar inviável.

    Abraços

  7. katia comenta,

    dezembro 1, 2014 @ 15:48

    Boa tarde,teria um modelo de carta para esse requerimento?

  8. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 1, 2014 @ 22:20

    Olá Katia,

    Ilm. (a) Sr. (a)
    Diretor (a) Pedagógico (a)
    Colégio __________________________

    P E D I D O D E R E C O N S I D E R A Ç Ã O

    Eu , ____________________, responsável legal pela aluno(a) _________________________ regularmente matriculada no __________________, deste estabelecimento de ensino , venho mui respeitosamente ,solicitar que V.Sa, juntamente com o Conselho de Classe, venham reconsiderar o resultado final do processo de ensino/aprendizagem de meu (minha) filho (a).

    Na certeza de que o Conselho de Classe ,com a orientação de V.Sa, poderá analisar com maior clareza o processo de ensino/aprendizagem de meu (minha) filho (a) revertendo o resultado final, é a intenção deste meu pedido que compreende uma devolutiva em um prazo de 10 dias. A não observância deste prazo fará com que solicitemos aos órgãos compententes o recurso desta decisão.

    Cordialmente

    nome
    Data:

  9. SILVIA FERNANDES comenta,

    dezembro 9, 2014 @ 20:07

    Boa tarde, Drª Sonia
    Minha filha durante o ano teve alguns problemas no final das férias ela rompeu os ligamentos do pé e não pode voltar para escola pois a classe dela era no 3º andar e ficou umas duas semanas sem ir aula até que a escola trocassem as classes, bem quando retornou procurou pegar as lições mas durante 6 meses sem poder colocar o pé no chão fez tratamento e faltou várias vezes para ir ao médico e perdeu aulas em fim o 1º e 2º bimestre foi muito tumultuado e as notas não foram boas no 3º bimestre pegou dengue e ficou afastada uns 10 dias bem na época de provas, ela fez tudo quando voltou mas tudo muito tumultuado sem ter uma recuperação em fim as notas não estão boas mas ela nos últimos meses recuperou bem ela estuda é dedicada tem dificuldades de gravar sempre foi assim mas nunca deixou de perseverar, ela ficou retida sem nem fazer exame pois ficou em mais de 3 matérias de exame que é o máximo permitido. Tenho como recorrer disso ,caso contrário tenho algum outro recurso como fazer prova em outra escola, supletivo etc. ela está no 2º ano do ensino médio tem 17 anos, estuda em escola particular e já tem objetivos traçados para o seu futuro. O que me chateia é que ela é uma menina dedicada que tem suas dificuldades mas ela se dedica, tanto que tem professores que falaram para ela que não acreditavam . O que faço?

  10. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 11, 2014 @ 1:09

    Olá Silvia,

    Tem sim como recorrer.

    Faça isso urgente para não perder o prazo.

    Quando você soube da reprovação?

    Siga a Deliberação CEE n.127/2014 , mas se precisar que eu elabore o documento de defesa entre em contato saranha@mpcnet.com.br

    Abraços

  11. cristina comenta,

    dezembro 11, 2014 @ 18:34

    Profª Sonia,boa tarde.
    Meu filho está cursando o quinto ano,antiga quarta serie,teve alguns problemas de aprendizado durante o ano,e na media final ,quatro notas vermelhas.Foi reprovado,sem ao menos a oportunidade da recuperação,segundo a secretaria de ensino eu tenho direito de pedir uma satisfação por escrito,para que eu possa recorrer,mandaram que eu fizesse uma carta de próprio punho,em duas vias e enviar para a escola,confesso que estou muito nervosa e não consigo redigir uma linha,poderia contar com sua orientação?Grata

  12. Patrícia Moares comenta,

    dezembro 12, 2014 @ 21:42

    Boa noite, Profa. Sônia.
    Meu filho não alcançou notas em Port. e Mat. mas nas outras matérias ele tem notas. Como ele caiu de notas no 3º trimestre precisou fazer recuperação. Enfim repetiram ele. A escola é privada, tem que atingir 6,0 de média. Acho que ele foi injustiçado.
    Devo entrar com pedido de reconsideração? Mande por favor o modelo? Quero que ele faça novas provas de port e mat. Me oriente por gentileza.

  13. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 14, 2014 @ 1:59

    Cristina, você é do Estado de São Paulo? Se for há o ato normativo Deliberação CEE n.127/2014 que disciplina o procedimento . Sigam à risca http://www.soniaranha.com.br/deliberacao-cee-sp-n-1272014-altera-a-deliberacao-cee-sp-n-1202013/

    Atenção próprio punho é modo de dizer , ok? Não escreva à mão e sim em um editor de texto de computador..

    Segue um modelo simples. Você pode explicar o motivo pelo qual quer a aprovação.
    A
    Ilm. (a) Sr. (a)
    Diretor (a) Pedagógico (a)
    Colégio __________________________

    P E D I D O D E R E C O N S I D E R A Ç Ã O

    Eu , ____________________, responsável legal pela aluno(a) _________________________ regularmente matriculada no ________ do Ensino ___________, deste estabelecimento de ensino , venho mui respeitosamente ,solicitar que VSa, juntamente com o Conselho de Classe, venham reconsiderar o resultado final do processo de ensino/aprendizagem de meu filho à luz da legislação lei federal n.8069/90, artigo 53,inciso III e a Deliberação CEE n.127/2014

    Na certeza de que o Conselho de Classe ,com a orientação de V.Sa, poderá analisar com maior clareza o processo de ensino/aprendizagem de meu filho revertendo o resultado final, é a intenção deste meu pedido que compreende uma devolutiva em um prazo de 10 dias. A não observância deste prazo fará com que solicitemos aos órgãos competentes o recurso desta decisão.

    Cordialmente

    nome
    Data:

    Eu presto serviço de elaborar o documento de defesa, mas cobro honorários se precisar de ajuda entrem em contato saranha@mpcnet.com.br

  14. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 14, 2014 @ 2:16

    Patrícia, pode recorrer … você é do São Paulo? se for siga à risca a Deliberação CEE n.127/2014

    http://www.soniaranha.com.br/deliberacao-cee-sp-n-1272014-altera-a-deliberacao-cee-sp-n-1202013/

    Segue um modelo simples. Você pode explicar o motivo pelo qual quer a aprovação. Se for de São Paulo cite a Deliberação.

    A
    Ilm. (a) Sr. (a)
    Diretor (a) Pedagógico (a)
    Colégio __________________________

    P E D I D O D E R E C O N S I D E R A Ç Ã O

    Eu , ____________________, responsável legal pela aluno(a) _________________________ regularmente matriculada no ________ do Ensino ___________, deste estabelecimento de ensino , venho mui respeitosamente ,solicitar que VSa, juntamente com o Conselho de Classe, venham reconsiderar o resultado final do processo de ensino/aprendizagem de meu filho à luz da legislação lei federal n.8069/90, artigo 53,inciso III.

    Na certeza de que o Conselho de Classe ,com a orientação de V.Sa, poderá analisar com maior clareza o processo de ensino/aprendizagem de meu filho revertendo o resultado final, é a intenção deste meu pedido que compreende uma devolutiva em um prazo de 10 dias. A não observância deste prazo fará com que solicitemos aos órgãos competentes o recurso desta decisão.

    Cordialmente

    nome
    Data:

    Eu presto serviço de elaborar o documento de defesa mas cobro honorários se precisarem de ajuda entrem em contato saranha@mpcnet.com.br abraços

  15. Patrícia Moares comenta,

    dezembro 14, 2014 @ 15:06

    Profa. Sônia obrigado desde já. Fiquei sabendo da retenção no dia 12/12/2014. Vou entrar com o pedido de reconsideração na segunda, dia 15/12/2014, e se não derem resposta? E se permanecer a retenção? Qual o modelo do recurso ? A média nacional para aprovação é 5,0, ele tirou 4,7 em Port e 4,6(corrigiu errado uma questão de Mat). Ao passar a nota no boletim colocaram 4,5 e 4,5 nas duas disciplinas(tenho as cópias das provas).Se eles não quiserem mudar a nota, o que faço?

  16. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 15, 2014 @ 5:05

    Olá Patrícia,

    Não há média nacional ok? A média é a que a escola determina expressa no Regimento Escolar. A escola é autônoma para definir a sua média e o seu sistema de avaliação.

    Você está reprovada.
    Entre com o Pedido de Reconsideração. Neste pedido fale desta nota errada.
    A escola dará a devolutiva dizendo se reconsideram ou não.
    Quando disserem que manterão a reprovação você entra com o Recurso junto a Diretoria de Ensino,ok?

    Abraços

  17. Marlene Vieira comenta,

    dezembro 15, 2014 @ 12:37

    Bom dia Profa. Sonia,

    Minha filha foi reprovada no primeiro ano do ensino médio, sem direito a não poder fazer as provas de recuperação, ela estuda em um escola particular onde as reuniões de país são marcadas para o horário noturno e infelizmente devido ao meu trabalho não pude comparecer as mesmas, mas durante este ano meu marido compareceu ao colégio para poder retira a taxa da mensalidade e nunca nos informaram que ela não estava tendo um bom desempenho escolar apesar de no prontuario escolar contar com 03 números de telefone para a escola poder entrar em contato, no dia 12/12/14 ela foi a escola retirar o boletim e foi informada que por ser menor o responsável teria que ir para r retirar o boletim, minha filha me ligou e me avisou, passado meia hora ela me liga novamente a avisa que ela tinha sido retida porque um funcionário da escola tinha dito em sala de aula que ela tinha sido reprovada, liguei para a escola e questionei essa atitude pois acho que a informação deveria ser dada a nós em primeiro lugar e não ser comentada pela escola em primeiro lugar, hoje fui a escola e sabe o que ouvi da coordenadora pedagógica que não fui informada sobre os problemas de aprendizagem pois não fui as reuniões de país e também não vi o boletim que fica no site da escola na internet, agora sou obrigada a ter computador em casa eles também questionaram que minha filha deixou de fazer listas pela internet o que contribui para a reprovação . o que posso fazer para tentar mudar essa situação minha filha tem direito a poder fazer as provas?.
    Obrigada
    Marlene

  18. Claudia comenta,

    dezembro 15, 2014 @ 15:01

    Boa tarde, Moro em Curitiba e meu filho estuda no colégio desde a 1ª série, desde então, venho sempre lutando para que eles tenham uma atenção especial com ele, assim como o direito a avaliações adequadas, infelizmente, devido a rigidez do colégio, isto nunca me foi permitido. Mas este ano no 9º ano, a coisa se apertou, e eu fiquei sabendo das condições do meu filho apenas no inicio do terceiro trimestre e ainda por cima, já faltando muito para algumas matérias. Meu filho reprovou, infelizmente, o coordenador alega que deu a alternativa dele fazer a prova em sala separada, mas como disse meu filho, sem a orientação do professor sobre a prova, isto de nada adianta, o que faltou foi a assistência desde o início para que ele pudesse ter uma aproveitamento adequado a sua dificuldade desde o início do ano. O que posso fazer? Posso apresentar uma carta para o colégio solicitando a revisão da decisão e anexar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, onde solicita exatamente que ele tenha um acompanhamento adequado? Por favor me ajude, irei amanhã no colégio, pela manhã conversar, pois meu filho ficou extremamente abalado com esta situação e esta fazendo muito mal a sua auto-estima. Grata.

  19. Patrícia Moares comenta,

    dezembro 15, 2014 @ 18:52

    Boa tarde, profa. Sônia!
    Hoje fui entregar a reconsideração na escola(meu Filho), a escola informou que não tem protocolo por ser particular, é mole?
    Isso é legal ou não?
    Obs: Ainda foi o advogado que instruiu a a secretaria de escola a vistar.
    Peguei o documento de volta. O que faço agora?

  20. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 16, 2014 @ 4:59

    Marlene, qual é o seu Estado e cidade?

    Você poderá entrar com recurso mas em cada local tem um prazo e procedimentos.

    Santa Catarina tem apenas 2 dias úteis para recorrer

    São Paulo tem 10 dias a contar da ciência da reprovação.

    Mas esta semana está finalizando na próxima já é natal e as escolas fecham.

    Use a Deliberação CEE n.127/2014. http://www.soniaranha.com.br/deliberacao-cee-sp-n-1272014-altera-a-120/ se for de São Paulo

    e a Lei Federal n.8069/90, artigo 53, inciso III

    Abraços!

  21. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 16, 2014 @ 5:00

    Olá Claudia,

    A questão não é o amadurecimento ou não do adolescente , a questão é que trata-se de um caso de aluno com necessidades educacionais especiais e deve ser atendido em suas especificidades. É um direito dele.

    Se a escola não fez isso ela descumpriu a vasta legislação de inclusão.

    Ganhei uma defesa hoje , uma cidade de Minas Gerais, João Monlevade, aluno também de 9o ano sendo reprovado, mas com diagnóstico de TDAH e a escola ao receber o Pedido de Reconsideração recuou da reprovação.

    Eu acho que não deve ser reprovado em série terminal.

  22. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 16, 2014 @ 5:09

    Patrícia, envia por SEDEX 10 , registrada para que quem receber ter que assinar, para você ter um comprovante de entrega e não perder o prazo.

    A escola está mentindo .. claro que ela tem que protocolar.

    Qual a cidade e Estado?

    Aguardo

  23. Tamyres comenta,

    dezembro 16, 2014 @ 21:40

    Olá eu sou a tamyres e fiquei retida em duas matérias na escola que é estadual, e todo mundo passou pelo Conselho nas seguintes matérias física e matemática e só eu que fiquei tô desesperada não sei o que fazer por favor me ajude

  24. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 17, 2014 @ 5:33

    Tamyres entre com Pedido de Reconsideração.

    Entrar com Recurso usando a Deliberação CEE n.l27/2014 http://www.soniaranha.com.br/deliberacao-cee-sp-n-1272014-altera-a-120/

    http://www.soniaranha.com.br/deliberacao-cee-sp-n-1272014-altera-a-deliberacao-cee-sp-n-1202013/

    Recorra é seu direito.

    A
    Ilm. (a) Sr. (a)
    Diretor (a)

    Colégio __________________________

    P E D I D O D E R E C O N S I D E R A Ç Ã O

    Eu , ____________________, responsável legal pela aluno(a) _________________________ regularmente matriculada no ________ do Ensino ___________, deste estabelecimento de ensino , venho mui respeitosamente ,solicitar que VSa, juntamente com o Conselho de Classe, venham reconsiderar o resultado final do processo de ensino/aprendizagem de meu (minha) filho (a) à luz da legislação lei federal n.8069/90, artigo 53,inciso III e Deliberação CEE n.127/2014

    Na certeza de que o Conselho de Classe ,com a orientação de V.Sa, poderá analisar com maior clareza o processo de ensino/aprendizagem de meu (minha) filho (a) revertendo o resultado final, é a intenção deste meu pedido que compreende uma devolutiva em um prazo de 10 dias. A não observância deste prazo fará com que solicitemos aos órgãos competentes o recurso desta decisão.

    Cordialmente

    nome data

  25. MIRIAM DE MORAES MACEDO comenta,

    dezembro 19, 2014 @ 1:42

    Minha neta repetiu e verificando suas postagens fiquei em dúvida se ainda posso entrar com pedido de reconsideração,fiquei
    sabendo de reprovação ontem(17/12),será que pode me ajudar?
    Fiquei desesperada com a retenção e agora vejo uma luz no fim do túnel.
    Att,

    Miriam

  26. Maria Rita comenta,

    dezembro 19, 2014 @ 2:07

    Boa noite Sonia, minha filha ficou retida em cinco materias , duas delas os professores garantiram para ela que seria aprovada,em fisíca não tinha professor desde o quarto bimestre,em história precisava de 4 pontos, ficou com 3,em português ele não mostrou a nota alcançada. ela tem direito de pedido de reconcideração.Grata

  27. rita lima comenta,

    dezembro 19, 2014 @ 11:28

    bom dia sonia, minha filha ficou retida em cinco matérias,uma delas não tinha professor desde o inicio do 4 bimestre,duas garantiram a ela que seria aprovada em suas matérias,em história precisava de 4 pontos, tirou 3,português ele não me deu as notas, ela está na 2ºsérie do ensino médio, hoje liguei na escola para falar com a diretora , que horário poderia ir até lá, me informaram que ela ficou retida em 4 matérias, desmenti pois me disseram ontem na reunião que foram cinco. Me informaram nome da minha filha completo,minhas caracteristicas e disseram que ontem havia estado lá e falado no guichê sobre assunto, mas não estive em guichê algum ,nem se quer falei sobre esse assunto com alguma atendente, está acontecendo alguma coisa,não sei o que é? o que devo fazer além do pedido de reconsideração. obrigada

  28. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 20, 2014 @ 17:19

    Olá Miriam, sim pode.

    Vamos contar 10 dias corridos como determina a Deliberação CEE n.127/2014 iniciando pelo 17/12 – cai 26/12.

    Mas recomendo que interponha já no dia 22/12.

    Se a escola fechou para recesso e não tem viva alma para receber o seu documento, faça e coloca em Sedex com carta registrada alegando que a escola estava fechada para receber o seu documento. A carta registrada comprova a data da interposição.

    Qual é o ano que a sua netinha reprovou?

    Se for 1o , 2o ou 3o ano do ensino fundamental e vc for do Estado de São Paulo recorra porque ganha ok?
    Resolução CNE/CBE n.07/2010 artigo 30 diz que não é para reprovar nesses anos.
    Parecer CEE-SP 285/2014 diz o mesmo.

    Abraços

  29. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 20, 2014 @ 17:25

    Maria Rita , direito de recorrer tem o que não significa que conseguirá reverter a reprovação,ok?
    Depende do seu Estado o procedimento é:

    1) Fez o Pedido de Reconsideração – 10 dias a contar da ciência da reprovação.
    2) Recebeu a resposta da escola mantendo a reprovação
    3) Entra na escola com o Recurso endereçado ao Dirigente Regional que supervisiona a escola e em anexo segue cópia do Pedido de Reconsideração, cópia da devolutiva da escola e o Recurso.
    4) Você tem 10 dias para interpor o Recurso dados pela Deliberação CEE n.127/2014.
    5) Se a escola estiver fechada e ninguém para responder você envia por correio Sedex, carta registrada para comprovar que vc enviou no prazo,ok?

    É isso! Abraços

  30. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 20, 2014 @ 19:03

    Rita Lima, quando ao Pedido de Reconsideração siga a Deliberação CEE n.127/2014.

    E quanto ao episódio recomendo que procure um advogado para lhe orientar, ok?

    Abraços

  31. rita lima comenta,

    dezembro 20, 2014 @ 22:30

    olá Sonia, sou de São paulo/SP , já entrei com o pedido de reconsideração ontem. Queria saber como é feito o recurso ao dirigente regional? E saber quanto seria os seus honorários para fazer isso para mim? Obrigada pela resposta entro em contato pelo email. Atenciosamente Maria Rita

  32. Thamyris Dias comenta,

    dezembro 22, 2014 @ 14:55

    Olá, meu nome é Thamyris, tenho 16 anos, descobri que reprovei o 2° ano, porem eu tive muitos atestados no decorrer do ano, e levei na Diretoria só que eles não abonaram as faltas e nem me deram trabalhos pra recuperar as notas. No meio do ano o diretor da minha escola veio a falecer, quem ficou no lugar dele foi minha professora de português. Depois da morte dele a escola ficou uma bagunça, eu estudo de noite por que trabalho de dia. Na maioria das vezes que ia pra escola era dispensada mais cedo, ou não tinha aula porque não tinha professor, ou porque não tinha agua na escola. Gostaria de saber se tem como recorrer? Porque eles não abonaram as faltas e nem me deram trabalho, oque a diretora disse que ia conversa com os professores pra mim fazer trabalho para não reprovar. Oque eu faço?

  33. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 22, 2014 @ 15:00

    Thamyris, onde você mora? quando soube da reprovação?
    Aguardo

  34. andreia comenta,

    dezembro 23, 2014 @ 0:12

    Minha filho estuda escola particular e ficou reprovado só em uma matéria ciências o que devo fazer

  35. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 23, 2014 @ 20:19

    Rita Lima, respondi por e-mail!
    Abraços

  36. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 23, 2014 @ 20:52

    Andreia recorra.
    Qual é o seu Estado?
    Quando soube da reprovação?

  37. Gabriel comenta,

    dezembro 26, 2014 @ 20:11

    Olá Profa.
    Moro em São Paulo, tenho 17 anos.
    Reprovei o 3º ano no conselho de classe após não ter ido tão bem nas recuperações. O resultado saiu dia 19 (sexta-feira), e na segunda-feira a escola já estava fechada… Os meus 10 dias para recorrer com o pedido de reconsideração vão expirar? O que devo fazer?

  38. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 27, 2014 @ 6:32

    Gabriel,

    Faça o Pedido de Reconsideração e envie por correio Sedex 10, carta registrada, ok? Peça no correio que quer saber quando a pessoa assinou o recebimento.
    Melhor prevenir do que remediar.
    O comprovante de envio vc guardar como prova de que fez tudo certinho.
    abraços

  39. Gabriel comenta,

    dezembro 27, 2014 @ 19:00

    Só tenho segunda-feira (29) para fazer isso, é o último dia…

    Devo enviar as duas vias? E após o recebimento deles, o que devo fazer? Quais passos devo seguir?

    Obrigado pela orientação…

  40. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 28, 2014 @ 21:46

    Gabriel,

    Você faz duas vias: uma vc entrega e a outra você protocola com quem receber para ter uma prova que encaminhou no prazo correto ,ok?
    Abraços

  41. Cristina Limeira SP comenta,

    janeiro 5, 2015 @ 15:07

    Boa tarde

    Gostaria de esclarecer uma dúvida entrei com o pedido de Reconsideração,numa Escola Integral Técnica Cotil,mas, não direcionei para o Diretor,entreguei e protocolei na Secretaria do Cotil no dia 22/12/14.A escola entrou em recesso em 23/12/14 até 02/01/15.Eles me pediram prá ir a escola no dia 05/01/15 prá eu preencher um pedido de vaga,porque eles não seguram vaga prá repetentes.Na Secretaria me disseram prá aguardar 15 dias prá saber o retorno do Conselho,isso procede?

    Obrigada pela atenção

  42. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 8, 2015 @ 15:36

    Cristina , o Cotil é supervisionado pela Diretoria de Ensino de Limeira então use a Deliberação CEE n.127/2014 e 128/2014 para o seu caso ok?

    http://www.soniaranha.com.br/deliberacao-cee-sp-n-1272014-altera-a-deliberacao-cee-sp-n-1202013/

    abraços

  43. Mari comenta,

    janeiro 18, 2015 @ 19:40

    Boa tarde Sônia.Estou com uma dúvida, com a nova deliberação 2014, a escola não tem mais os dez dias corridos para dar a devolutiva do pedido de reconsideração? É que entrei com o pedido no dia 19/12/2014 e a escola me pediu para voltar somente no dia 20/01/2015 para saber o resultado. Está correto esse prazo?
    Obrigada pela atenção

  44. Juliana Gregório comenta,

    janeiro 20, 2015 @ 1:32

    Boa noite Professora Sônia,

    Gostaria de sua ajuda, meu filho foi reprovado no colégio. Não fui chamada na escola simplesmente informaram que suas notas cairam muito no terceiro trimestre e ele estava reprovado.
    Pedi uma revisão para que ele fizesse os exames, a coordenadora após alguns dias disse que não seria possível. Foi mais uma ação punitiva do que pedagógica.
    Tenho duas dúvidas:
    Ainda tenho tempo de pedir uma reconsideração?
    A média no colégio que ele estuda é 7. No caso de uma transferência para uma escola em que a média seja menor, haveria a possibilidade de ele continuar na série seguinte ou teria que continuar retido?
    Moro em São Paulo.

  45. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 22, 2015 @ 1:13

    Juliana,

    1) Não existe ação punitiva, julgamento sumário? O que é isso? Um exército? A escola está lidando com quem aluno ou bandido?

    2) Não, não há mais tempo para fazer o Pedido de Reconsideração acredito eu.. quando vc soube da reprovação? Você teria 10 dias corridos para interpor o Pedido na escola.

    3) A média 7,0 equivale a média 6,0 ou a média 5,0.. não há possibilidade de aprovação pela média, exceto se a nova escola fizer reclassificação.

    Abraços

  46. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 22, 2015 @ 1:42

    Mari, infelizmente , quase enfartei quando soube que o CEE na calada da noite publicou a Deliberação CEE n.128/2014 que altera o artigo 2o , parágrafo 4o da Deliberação CEE n.127/2014.

    Com isso suspendeu os prazos apenas das escolas.

    Sim está correto o prazo porque as escolas poderão aguardar o retorno do recesso porque os prazos , apenas para as escolas , forma suspensos.

    Abraços

  47. rejiane santana alencar comenta,

    janeiro 29, 2015 @ 21:52

    Olá uma boa noite , sou rejiane moro na cidade de laranjalPaulista uma cidade no interior de São Paulo, o meu filho ele repetiu de ano na segunda série e mudou pra outra escola e quase repetiu de novo, foi pra terceira série, e o ano de 2014 eu não sei se ele passou de ano gostaria de saber se a escola ela pode reprovar o aluno desse jeito e com tudo isso o meu filho nem sabe ler ainda o que eu faço pra ajudar o meu filho; tenho dôo, pois é uma criança .

  48. Lucia Fortunato comenta,

    janeiro 29, 2015 @ 22:57

    Boa Noite. Tenho 2 filhos são gêmeos sempre estudaram no período da manhã eles vão para a escola juntos só que agora em 2015 teve um deles que a escola colocou no período da tarde …Gostaria de saber se eles spre estudou de manhã ele não tem direito de continuar no período de manhã… Estou muito triste..

  49. Patricia comenta,

    janeiro 30, 2015 @ 20:24

    Boa tarde Sonia, o prazo para a resposta da escola são 10 dias corridos ou 10 dias úteis?

    Grata,
    Patricia

  50. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    fevereiro 2, 2015 @ 16:48

    Rejiane, infelizmente vc poderia recorrer, mas o prazo para isso expirou…

    Se a escola pode reprovar? Pode.

    Escola pública ou particular?

  51. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    fevereiro 2, 2015 @ 16:49

    Lucia, eu acho que tem direito sim. Procure o Conselho Tutelar de sua cidade e verifique o que eles podem fazer por você, ok?

    Abraços

  52. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    fevereiro 2, 2015 @ 17:41

    Olá Patricia, corridos!!

  53. Pedro Robson comenta,

    fevereiro 11, 2015 @ 12:50

    Sou professor da rede pública de ensino de Coronel João Sá -Bahia e gostaria que se possível responder as seguintes dúvidas:
    1- Como promover aluna superdotada (do 4º para o 6º ano), levando em conta sua condição supracitada?
    2- O que devo fazer para que esse direito seja reconhecido?
    3- qual o passo a passo?
    A secretaria do município citado ainda não me deu uma posição, creio eu por falta de informação e, a família da criança tem me procurado constantemente para que consiga uma reposta junto à mesma.

  54. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    fevereiro 11, 2015 @ 22:47

    Olá Pedro Robson, respondendo

    1- Como promover aluna superdotada (do 4º para o 6º ano), levando em conta sua condição supracitada?
    Hum… infelizmente não é fácil em função da idade. Tenho visto pais aqui no Estado de São Paulo terem que impetrar mandado de segurança para fazer isso porque via área da educação não se consegue por conta da idade da criança…

    Mas se na escola constar no Regimento Escolar o expediente da reclassificação ou aceleração tente por aí. Pode ser que a Secretaria de Educação não aceite, se não aceitar tem que impetrar mandado de segurança constituindo um advogado ou buscando a Defensoria pública.

    2- O que devo fazer para que esse direito seja reconhecido?
    Então, o modo mais adequado é via mandado de segurança, daí o juiz dá uma liminar e posteriormente sentença e pronto.. Ela segue as matrículas futuras sempre acompanhando a sentença judicial em seu prontuário.

    Mas digamos que vc tente a reclassificação , isto se constar no Regimento da escola esta possibilidade, é a reclassificação que dará o direito se a Secretaria não derrubar em função da idade.

    3- qual o passo a passo?
    É preciso que esta aluna seja submetida a uma avaliação específica para a superdotação. Tendo um atestado que é efetivamente superdotada, fez um teste de QI que evidencia isso, daí vc terá mais respaldo para reclassificá-la ou a família impetrar um mandado de segurança. Se a família tiver posses constituir um advogado, caso contrário, buscar a Defensoria Pública.

    Vou lhe indicar um blog Mãe de Crianças Superdotadas.
    http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2011/07/receita-para-descobrir-um-superdotado.html
    Ela é mãe de dois superdotados e teve que impetrar mandado de segurança para garantir a aceleração de série que a escola havia feito.

    Abraços

  55. Amanda gabryelle comenta,

    fevereiro 24, 2015 @ 21:16

    Fiquei retida no 2° série do E.M entrei com o pedido de reconcideraçao 1 dia depois que fiquei sabendo da reprovaçao no dia 19 de dezembro,como a escola ficou de ferias disseram q so em fevereiro me dariam a resposta mas.. A escola voltou ás aulas no dia 2 de fevereiro,passou esses dias e não entraram em contato comigo,para me dá a resposta,neste caso o prazo dos 10 dias já acabaram,já posso garantir como deferimento do pedido,como não entraram em contato também não liguei na escola,pois a diretora no telefone me disse que as aulas voltariam no dia 2, aí ela marcaria a reunião com os professores e entraria em contato comigo.Agora qual o próximo passo que devo dá,depois dessa semana de carnaval,o que devo fazer? Fui na escola hoje o vice diretor me disse que como eu entrei com o pedido de deliberação não tem prazo de 10 dias,tanto que vai haver uma reunião só na quinta – feira pra discutir o meu caso. preciso da sua ajuda como vc pode me ajudar,entro em contato com vc por favor me ajude.abraços

  56. franxmaykton comenta,

    fevereiro 24, 2015 @ 23:40

    sou de pernambuco e na escola que vou trabalhar tem uma aluna com deficiencia mental comprovada por laudo, so que ela foi reprovada no ano passado. tem alguma lei que impeça esse acontecimento

  57. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    fevereiro 25, 2015 @ 14:51

    Franxmaykton, qual acontecimento? Dela ser reprovada? Tem sim. A criança com deficiência é amparada por lei
    e deve ter um acompanhamento individualizado.

  58. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    fevereiro 25, 2015 @ 14:57

    Amanda,

    A Deliberação CEE n.127/2014 e n.128/2014 é clara quanto aos prazos.

    1) Interpos o Pedido de Reconsideração a escola terá 10 dias corridos para se manifestar a contar da volta do recesso.

    2) Se a escola retornou no dia 2/02 tem 10 dias … 12/02 seria o prazo máximo para dar a devolutiva.

    3) Faça documento de Decurso de Prazo e entregue na Diretoria de Ensino que supervisiona a escola.

    Ilma Sr.a

    Dirigente de Ensino Regional – DE

    DECURSO DE PRAZO

    Eu __________ portadora RG _______ brasileira , residente à rua _____________________ responsável legal pela aluna _________________do Colégio ______________localizado a rua ___________________ município _____________ venho solicita de V.Sa. decurso de prazo, solicitando aprovação de meu filho para a a série do __________/2015 conforme determina a Deliberação CEE n.120/2014, alterada pelas Deliberações CEE n.127/2014 e CEE n.128/2014.

    Histórico:

    Ciência da Reprovação : (coloque a data)
    Interposição do Pedido de Reconsideração : (coloque a data)

    Sem mais subcrevo-me na presente data

    ______________ , fevereiro de 2015.

    abraços

  59. Amanda gabryelle comenta,

    fevereiro 26, 2015 @ 16:09

    Boa tarde Sonia ,ontem entreguei na diretoria o pedido de decurso de prazo,me informaram que tem que aguarda,não me deram nenhum prazo de espera. A reunião da escola foi hoje se me ligarem devo comparecer na escola ou devo só aguarda a resposta da diretoria de ensino? obrigada,abraços,.

  60. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    fevereiro 26, 2015 @ 19:58

    Amanda, deve comparecer na escola, ok?

  61. Amanda gabryelle comenta,

    fevereiro 26, 2015 @ 22:56

    Boa noite prof° Sonia,a escola ainda tem direito de me responder com uma resposta negativa? Obrigada,abraços

  62. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    março 2, 2015 @ 15:03

    Amanda, tem direito sim… mas é o seguinte… já passou o dia de darem uma resposta ao seu Pedido de Reconsideração… ainda não lhe deram? Entre com decurso de prazo

    Ilma Sr.a

    Dirigente de Ensino Regional – DE

    DECURSO DE PRAZO

    Eu __________ portadora RG _______ brasileira , residente à rua _____________________ responsável legal pela aluna _________________do Colégio ______________localizado a rua ___________________ município _____________ venho solicita de V.Sa. decurso de prazo, solicitando aprovação de meu filho para a a série do __________/2015 conforme determina a Deliberação CEE n.120/2014, alterada pelas Deliberações CEE n.127/2014 e CEE n.128/2014.

    Histórico:

    Ciência da Reprovação : (coloque a data)
    Interposição do Pedido de Reconsideração : (coloque a data)
    Devolutiva da Escola: data

    Sem mais subcrevo-me na presente data

    ______________ , março de 2015.

    abraços

  63. Isabel Oliveira comenta,

    março 14, 2015 @ 16:00

    Boa tarde professora Sonia, sou de SP, minha filha foi reprovado na 2ª série ensino Médio em uma escola particular. Por falta de conhecimento não fiz a reconsideração apesar de ter ficado muito nervosa quando recebi a notícia e ter perguntado a diretora o que poderia ser feito naquele momento, a resposta dela foi, não ha o que fazer mãe se fosse ao menos duas disciplinas mas foram quatro. Fiquei chocada pois ela nunca havia ficado nem em recuperação no antigo colégio. Acabei me culpando devido os problemas de separação que passamos durante o ano. Fato é solicitei a reclassificação e considero uma humilhação foram sessenta questões de doze disciplinas uma média de 5 pra cada, a diretora falou pra ela estudar todo o conteúdo do ano passado, quando fez a prova a minha filha constatou devido ter estudado que as questões eram do 2ª bimestre e outras muito difícil parecia ser de concursos público até mais difícil do que o Enem tendo em vista ter tirado uma boa média somente para conhecimento já que ainda está estudando. O posso fazer existe algum recurso para reclassificação? a alto estima dela está muito baixo inclusive não queria nem continuar na escola só conseguir convence-la por causa dessa reclassificação que faria. Me ajuda encontrar uma solução por favor.

  64. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    março 18, 2015 @ 3:45

    Isabel, infelizmente não há como recorrer da reclassificação e não há como entrar com Recurso neste momento pois já houve decurso de prazo, mas você poderá tentar reclassificação em uma outra escola, penso ser a única saída..

  65. rita lima comenta,

    março 22, 2015 @ 19:34

    Boa tarde,Sonia. Sou Rita lima,e venho expressar os meus mais sinceros agradecimentos a você,por tudo em que você me ajudou no processo de reconsideração da minha filha,graças á você consegui que através do pedido de reconsideração e o pedido de decurso de prazo,ela fosse aprovada para a 3°série do ensino médio,se não fosse a sua iniciativa de fazer este blog,assim como eu muitos pais ,nem saberiam dos seus direitos,muito obrigada por existir e se preocupar em ajudar os outros.Muito,muito,muito obrigada por tudo,serei eternamente grata.
    Gratidão é uma sensação tão agradável…Cresce onde sementinhas são lançadas, floresce sob o sol. De um coração caloroso e bom, cresce mais quando é cuidada.Quase todos temos motivos para a gratidão, quando pessoas em nossas vidas têm tempo para partilhar e nos fazer saber por bons atos que nós estamos em seus pensamentos e que elas se importam. As coisas que você faz, com tanta compreensão e bondade, me enchem de gratidão por ter a sua amizade. Obrigada, por se importar com pessoas que você nem conhecem e que nem fazem parte da sua vida,mais de alguma forma você acaba fazendo parte das nossas.Tenho certeza que sou apenas uma das milhares de mães e pais,que gostariam de expressar seus agradecimentos à você,professor não é aquele que estuda para se tornar um, mais sim aquele que nasce para ser um,e é isso que você é,alguém que melhor do que ninguém, é digna de representar está profissão. Procurei frases que pudessem representar esse ser maravilhoso que você é,e encontrei essa,que espero que possa falar um pouco,representando tudo que você faz pelas pessoas,fica aqui o meu muitooooo obrigada por tudo,que Deus sempre te abençoe.

    O Valor de Ser Educador!
    “Ser transmissor de verdades,
    De inverdades…
    Ser cultivador de amor,
    De amizades.
    Ser convicto de acertos,
    De erros.
    Ser construtor de seres,
    De vidas.
    Ser edificador.
    Movido por impulsos, por razão, por emoção.
    De sentimentos profundos,
    Que carrega no peito o orgulho de educar.
    Que armazena o conhecer,
    Que guarda no coração, o pesar
    De valores essenciais
    Para a felicidade dos “seus”.
    Ser conquistador de almas.
    Ser lutador,
    Que enfrenta agruras,
    Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
    Buscando se auto-realizar,
    Atingir sua plenitude humana.
    Possuidor de potencialidades.
    Da fraqueza, sempre surge a força
    Fazendo-o guerreiro.
    Ser de incalculável sabedoria,
    Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
    É…
    Esse é o valor de ser educador.”
    (autor desconhecido)

  66. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    março 23, 2015 @ 18:52

    Querida muitíssimo obrigada!!
    Agradeço o carinho isso faz com que eu continue…
    Forte abraço e sucesso!

  67. Angélica Pereira comenta,

    julho 7, 2015 @ 22:52

    Ola boa noite Profº Sônia.
    Fui reprovada no 3ª ano do EJA, fiquei retida em 6 matérias.
    Fiquei sabendo hoje dia 07-07-15
    Se eu fazer o pedido de reconsideração, tenho chances de concluir o E.M???
    Estou revoltada, pois alunos que nem faziam nada foram aprovados pelo conselho.
    O que eu faço?
    Me ajuda por favor!!!!

  68. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    julho 8, 2015 @ 14:19

    Angélica, Estado de São Paulo?

    Sim, faça o pedido de reconsideração endereçado a direção da escola que fez EJA usando a deliberação n.127/2014 e a 128/2014 ok? Eu penso que está a valer para o EJA também.

    abraços

  69. Mari comenta,

    dezembro 17, 2015 @ 15:41

    Olá boa tarde, primeiramente gostaria de agradecer a ajuda, e como faço pra visualizar sua resposta?

    Grata

    Mari

  70. marcelo comenta,

    dezembro 17, 2015 @ 17:22

    Ola boa tarde Profº Sônia
    eu tenho 18 anos fui reprovado no 2ª ano do ensino medio ja repiti o 1ª ano do ensino medio na mesma escola qual e a forma mais facil de para eu ir para o 3ª ano sem ter que refazer o 2ª ano

  71. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 18, 2015 @ 9:53

    Mari, eu tenho que liberar.. se eu já fiz isso.. você consegue ler aqui mesmo nos comentários.

    Pode também acionar o botão de receber aviso por e-mail ok?

    abraços

  72. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 18, 2015 @ 10:15

    Marcelo,

    Olha eu lhe recomendo que preste o ENEM 2016 no ato da inscrição indique que quer o certificado de conclusão do ensino médio e indique o órgão certificador que pode ser a Secretaria de Educação do seu Estado.

    Preste o exame que deve ocorrer em outubro novembro de 2016 e alcançando a pontuação pronto.. em janeiro fevereiro de 2017 estará com o certificado de conclusão do médio para ingressar na faculdade.

    Eu acho que está é uma boa opção !

    Agora tentar um recurso contra a sua reprovação se tiver uma justificativa para a sua reprovação ou fazer o EJA supletivo em escola pública porque escola particular não dá para confiar tudo fajuta (as de supletivo a distância) não faça porque perde tempo e dinheiro e o certificado é inválido, ok?

    É isso! abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  73. Rose Maria Bueno da Silva Orosco comenta,

    dezembro 19, 2015 @ 15:29

    Boa tarde,

    Boa tarde, Profª Sonia

    Gostaria de uma orientação sobre a retenção da minha filha.Ela está no 3ºano do ensino médio,ficou em recuperação em matemática e um módulo que precisou fazer um trabalho on line,pois é realizado EAD.Foi retida nesta disciplina. No global apresenta boas notas e quase não teve faltas.Por favor como posso proceder?
    Desde já agradeço

  74. JULIANA BUENO comenta,

    dezembro 21, 2015 @ 22:09

    Boa Noite! professora Sonia
    MEU FILHO REPROVOU POR NOTAS A DIRETORA ME INFORMOU QUE ELE NÃO FEZ NENHUM TRABALHO, PERGUNTEI PARA ELE O MESMO INFORMOU QUE FORAM FEITOS TODOS EM SALA EM GRUPO EM DUPLAS E INDIVIDUAL.
    PERGUNTEI A DIRETORA SE A NOTA DELE ESTAVA TÃO RUIM COMO NÃO ME INFORMARAM SOBRE SEU BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR POIS SEMPRE FOI UM BOM ALUNO E ESTUDIOSO MAS AGORA FECHOU COM NOTA 3 EM, FILOSOFIA,GEOGRAFIA INGLÊS, MATEMÁTICA E SOCIOLOGIA, a reunião aconteceu dia 15/12 mais não foi avisada só fui hoje lá na escola para saber pq tanta demora da reunião gostaria de saber com devo agir nesse caso

  75. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 22, 2015 @ 12:44

    Rose,

    Entre com o Pedido de Reconsideração endereçado para a direção da escola pedindo a aprovação.

    Se for indeferido vc faça o documento de Recurso e entregue na Metropolitana que é responsável pela sua escola peça no documento a aprovação da sua filha .

    Se apoie na lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III

    E também , no seu caso, no princípio constitucional da razoabilidade , não é razoável reprovar uma aluna que aprender 90% do conteúdo só porque não soube 10% e por tão pouco.

    ok?

    abraços

  76. Maria Eduarda Souza comenta,

    dezembro 22, 2015 @ 20:54

    Boa tarde professora Sonia,
    Gostaria de uma orientação sua, referente à retenção da minha filha. A minha filha sempre foi aprovada independentemente de ter conhecimento nas matérias . A dona do colégio e professores comecaram a implicar com minha filha apartir do momento que sumiu um celular no colégio e acusaram ela. A minha filha ficou desmotivada pelo fato de ser acusada por algo que não fez. Confesso que fui para brigar porque elas estavam acusando uma criança de uma coisa que ela não fez e sem prova alguma. No momento falei alto com a professora, a partir daí , ela não teve mais paz nesse colégio, só não imaginei que elas poderiam deixa- lá retida no fim do ano. Sempre que fui no colégio pra saber a situação da minha filha, a orientadora falava que estava tudo bem, e se estava tudo bem, porque ela repetiu no final.
    Gostaria de saber como proceder, pois já fui no colégio e lá não tem conversa.
    Me ajude por favor!
    Agradeço desde já

  77. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 29, 2015 @ 18:13

    Juliana Bueno, desculpe a demora em responder .. muitos pedidos aqui, por e-mail, telefone.. enfim.. e sou eu mesma que atendo todos…

    Se você for do Estado de São Paulo infelizmente o prazo de interpor o Pedido de Reconsideração já passou 15/12 com 10 dias o último dia seria o 25/12.

    Se você for de outro Estado, exceto de Santa Catarina, não há prazo, então, faça o Pedido de Reconsideração endereçado para a direção da escola, ok?

    abraços

  78. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 7, 2016 @ 2:55

    Maria Eduarda , desculpe não ter podido responder antes..

    Não sei qual é o seu Estado, mas se for de São Paulo, interpor Pedido de Reconsideração e se indeferido o Recurso junto a Diretoria de Ensino.

    A acusação de furto é muito séria porque é uma difamação e deveria ter sido feita uma ação por danos morais.. talvez fosse o caso de vc buscar um advogado para verificar se é possível agir agora.

    abraços

  79. Lidia Maria Raquel de Souza comenta,

    janeiro 16, 2016 @ 19:13

    Olá tudo Bem ?
    Eu fiquei retida no 2° ano por matérias ,eu nunca faltei ,mas reprovei ,eu trabalho na bauducco e o serviço exige que o trabalhador passe de série ,passei na Etec não pode ser retida , se não me ajudarem vou perder minha vaga na Etec ,meu serviço …Aí não sei o que fazer já chorei muito vou correr atrás que não posso perder meu sonho era passar na Etec passei repeti …Ajudem por Favor.

  80. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 18, 2016 @ 2:16

    Lidia Maria, você mora em qual Estado e cidade?
    Aguardo

  81. Paulo Viero comenta,

    fevereiro 4, 2016 @ 1:25

    Boa noite Sônia !
    Minha filha foi reprovada numa escola particular aqui de Bauru/SP.
    Solicitei a reconsideração e a escola negou.
    Entrei com recurso na DE através da escola no dia 12/01, é somente no dia 02/02, obtive também a resposta negativa da DE.
    Minha pergunta é: O prazo que eles têm para resposta não é de 15 dias?

    Muito obrigado.

  82. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    fevereiro 6, 2016 @ 1:35

    Paulo Viero, sim prazo máximo de 15 dias ,o problema que a Deliberação CEE-SP n.127/2014 não prevê decurso de prazo.. infelizmente.

    Você pode recorrer da decisão da DE em Recurso Especial para o CEE mas o prazo é de 5 dias a contar da ciência da decisão da DE. cai no 7/02 então recomendo que encaminhe na DE no dia 8/02 ou coloque no correio Sedex com AR caso a DE esteja fechada em função do carnaval, ok?

    abraços

  83. Diego comenta,

    fevereiro 14, 2016 @ 0:14

    Boa noite Sônia !
    é aconteceu uma coisa meio chata na minha escola foi o seguinte, tem um colega meu que estava na mesma situação que a minha em notas mas eu estava um pouco melhor que a dele bom acabou o ano e os professores fecharam as notas e ele foi para conselho e eu também ai ele passo com nenhuma DP, já eu reprovei ficando om 4 DP então achei injustiça e fui na escola falar com a diretora ela me ajudo falando pra eu fazer o protocolo como esse que você deixa de exemplo para as pessoas então eu fiz no mesmo dia bom vou fica sabendo do resultado segunda-feira e queria saber quais as chances de ser aprovado ou se eu for reprovado oque devo fazer porque não quero reprova porque oque fizeram comigo foi injusto. Obrigo por ler, aguardo resposta mais rápido possível.

  84. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    fevereiro 17, 2016 @ 4:00

    Diego,

    1) Se o seu pedido de reconsideração foi indeferido pela escola vc entra com recurso.
    Tem 10 dias para fazer isso.

    2) Daí quem vai decidir será a Diretoria de Ensino, ok?

    é isso!

    abraços e boa sorte!


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  85. Diego comenta,

    fevereiro 24, 2016 @ 12:55

    Olá Sônia !
    Então dia 17/02/2016 saiu o resultado mas não tive sucesso então a diretora falou que se eu não estivesse de acordo com o resultado e não estou. Ela falou para ir na diretoria de ensino e entrar com o recurso bom fiz isso no dia 18/02/2016 agora estou esperando o resultado espero que de tudo certo.

  86. RONES DA SILVA comenta,

    abril 27, 2016 @ 17:25

    Olá professora Sonia, existe no estado um modelo de deliberação 120, pois na escola que leciono utilizamos o modelo deliberação 11/96.
    As taletas de notas eu preencho, mas quero saber sobre quem deve preencher a deliberação dos alunos. Deve ser o professor ou secretaria?

  87. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    abril 30, 2016 @ 21:45

    Rones,

    A Deliberação CEE-SP 11/96 foi alterada pela CEE-SP n.120/2013 e que por sua vez foi alterada pela CEE-SP 127/2014 e 128/2014.

    Abaixo o link para todas, ok?

    http://www.soniaranha.com.br/deliberacoes-de-recurso-contra-reprovacao-escolar-no-estado-de-sao-paulo/

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação . Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  88. Ailton Costa comenta,

    julho 23, 2016 @ 11:58

    Bom dia
    Minha esposa fez o ensino fundamental assim:
    do 1º ano até o 4ª ano pela reclassificação de acordo com o art. 23 da lei 9394/96, do 1º termo até o 3º termo na escola o 4º termo ela começou e parou ai ela fez novamente a reclassificação, ela tem o histórico do fundamental SÓ QUE ESTE HISTORICO NÃO TEM O NUMERO DA PUBLICAÇÃO NO “GDAE” SEGUNDO A ESCOLA POR ELA TER FEITO RECLASSIFICAÇÃO.
    PERGUNTA:
    Este histórico escolar serve para apresentar em concurso que exige o fundamental completo.
    obrigado

  89. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    julho 23, 2016 @ 20:30

    Ailton,

    Eu entendo que sim que o histórico é válido para concurso público , mas recomendo que peça informação na Diretoria de Ensino que supervisiona a escola que a sua esposa fez a reclassificação porque ela deveria ter o GDAE.

    Confirme esta informação na Diretoria de Ensino ,ok?

  90. Monica Ferreira Teixeira comenta,

    dezembro 16, 2016 @ 17:46

    Estou precisando de um profissional para me acompanhar para recorrer de uma reprovação de um colégio particular no RJ.
    Poderiam me indicar?

  91. Ygor comenta,

    dezembro 22, 2016 @ 15:27

    Olá Sonia…Sou da 8 série ( nono Ano) Fiquei de Recuperação em 6 matérias, dessas 6 , passei em 4 , as 2 por meio ponto (0,5) apenas…Eu poderia recorrer a essa Deliberação ? fiquei sabendo da reprovação dia 20/12/2016

  92. Priscila Fabiana lacerda comenta,

    dezembro 23, 2016 @ 0:05

    Boa noite
    Estou com um problema na escola de meu filho reteram ele dando lhe uma nota e colocando outra baixa nas medias,,dizendo que é lei ,TD bem,eu li aqui na net sobre recursos,fui lá questionei sobre as provas dele ,que gostaria de vê las ,ficaram bravos ,a diretoria ,mas disseram k vão juntar TDS professores e me mostrar ,pois bem disseram que terei que assinar um documento que estarei ciente de que se ele passar na prova será promovido para o primeiro ano do segundo grau mas n terá direito ao diploma ou seja o histórico,e que se um dia ele passar em um concurso público será extinto ,porn ter. Seria verdade professora…..

  93. Adriana Terezinha comenta,

    dezembro 23, 2016 @ 13:39

    OLÁ minha filha estuda em uma escola publica de minas gerais e de acordo com a escola ela foi reprovada em duas materias ingles e quimica ela esata no 3ano do ensino medio. No final do ano 2016 fez vestibular e passou em 3 º lugar ,AGORA JA FUI NA ESCOLA E ELES FALAM QUE ELA DEVE USAR O ENEM PARA SE FORMAR MAS NAO CONCORDO ELA QUER ENTRAR NA FACULDA DE ONDE DEVO RECORRER ?Ja Fiz ate pre matricula na faculdade onde ela passou paguei metade do valor.

  94. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 29, 2016 @ 6:24

    Ygor, depende.. onde você mora? Se for do Estado de São Paulo sim porque essas deliberações são apenas para o Estado de São Paulo. Se você mora aqui, sim, pode sim, ok?

  95. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 29, 2016 @ 6:44

    Priscila, não sei onde mora? Qual Estado?

    Bem é direito do seu filho contestar critérios avaliativos concedidos pela lei federal n.8069/90, artigo 53, incis III .. mas dependendo do Estado que mora não tem ato normativo que discipline o recurso.. somente no Estado de São Paulo e Santa Catarina tem o que facilita …

    ok?

    abraços

  96. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    dezembro 31, 2016 @ 6:13

    Monica , desculpe ter demorado para chegar até você… mas são centenas de pessoas e não consigo fazer tudo…

    entro em contato com vc por e-mail.

    abraços

  97. cibele comenta,

    janeiro 8, 2017 @ 23:29

    Olá Sônia, só agora tive conhecimento da opção de recurso.
    Somos da cidade de São Paulo, onde minha filha cursou agora em 2016 o 8. ano do ensino fundamental.
    Ficou de 4 matérias, porém só pode fazer prova de recuperação de 1 matéria, porque a nota do 4. bimestre foi superior a 6,0.
    Conclusão: Não conseguiu atingir a média final necessária e por ter ficado de 4 matérias, acredito nem ter passado pelo conselho de classe.
    Gostaria de saber, se existe a possibilidade de entrar com recurso neste caso.
    Verifiquei que temos um prazo para isso. Ficamos ciente da reprovação em 14/12/16, mas não tinha conhecimento desse recurso.
    Matérias reprovadas: Espanhol 5,6 / História 5,5 / Português 5,2 e matemática 5,00.

    Obrigada,

  98. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    janeiro 20, 2017 @ 3:23

    Cibele,

    Faça o Pedido de Reconsideração e entregue na escola. Se a escola aceitar..

    O prazo era até o dia 24/12, como era Natal e a escola está em recesso devendo retornar esta semana, acho que ainda dá tempo.

    Tente, não custa, ok?

    Eu presto serviço de elaborar a defesa do aluno,mas cobro honorários. Caso precise entre em contato: saranha@mpcnet.com.br

    abraços

  99. Raquel comenta,

    fevereiro 4, 2017 @ 2:08

    Boa noite. Onde vejo o resultado do recurso?

  100. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    fevereiro 5, 2017 @ 0:42

    Raquel, a escola tem que lhe comunicar a resposta da Diretoria de Ensino… se for do Estado de São Paulo, ok?

    abraços

  101. FELIPE DIOGO comenta,

    maio 3, 2017 @ 13:33

    BOM DIA PROF (a ) SÔNIA ESTUDO EM UMA ESCOLA PARTICULAR PELO SUPLETIVO EJA ESTOU CURSANDO O 3° ANO DO ENSINO MÉDIO ATUALMENTE TENDO ENTRADO NO 2°SEMESTRE DE 2016 PARA CURSAR O 2°ANO , POIS BEM RECEBI UM COMUNICADO ATRAVÉS DE ALUNOS DE MINHA SALA QUE A RESPONSAVEL PELA SECRETARIA DA ESCOLA HAVIA ME PROCURADO PARA COMUNICAR A FALTA DE UMA DOCUMENTAÇÃO MINHA POR EU NÃO ESTAR PRESENTE NO DIA DO COMUNICADO IMAGINEI SER UM DOCUMENTO QUE EU AGUARDAVA DA OUTRA ESCOLA REFERENTE A UMA ATUALIZAÇÃO NO HISTÓRICO DO FUNDAMENTAL, AO COMPARECER NA ESCOLA ME DIRIGI A SECRETARIA PARA ENTREGAR O MESMO QUE FALTAVA QUANDO PARA MINHA SURPRESA O QUE ELES ESTA PEDINDO ERA A MINHA CERTIDÃO DE NASCIMENTO SEM MESMO SE LEMBRAR QUE EU PRECISAVA LEVAR O HISTÓRICO ATUALIZADO DAÍ QUE VEM O PROBLEMA POIS TENHO A CERTEZA QUE LEVEI MINHA CERTIDÃO E ELES PERDERAM NÃO SÓ A MINHA COMO A DE OUTROS ALUNOS DEBATI QUE NÃO TERIA PROBLEMA NENHUM ESTAR LEVANDO NOVAMENTE MAS LEMBRANDO QUE FORAM ELES QUE PERDERAM MEU DOCUMENTO E NÃO UM DESCUIDO MEU DE NÃO ESTAR LEVANDO A RESPONSAVEL ENTÃO ACATOU QUE JA HAVIA COMUNICADO E NÃO IRIA ENTRAR EM DISCUSÃO POIS SE NÃO LEVASSEMOS ESTARIAMOS RETIDOS E PERDEREMOS A VAGA FALEI QUE MESMO QUE VENHA ACONTECER ISSO MESMO CABE ALGUM TIPO DE RECURSO PARA OS ALUNOS E ME DISSERAM QUE NÃO. QUERIA SABER SE DELIBERAÇÃO PODE SER USADA NESSE CASO ?

  102. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    maio 5, 2017 @ 17:33

    Felipe, a reprovação não pode ocorrer porque faltou documento.

    A reprovação ocorre apenas dois motivos:

    1) não ter atingido a média nas disciplinas estudas

    2) ausência acima do permitido (25% da carga horária total do ano letivo)

    Falta de documentação não reprova.

    Quanto a recurso, dependendo do Estado que você mora é mais fácil recorrer a uma reprovação indevida, ok?

    Mas aproveitando, verifique se esta escola é autorizada pela Secretaria de Educação para funcionar.

    EJA- Supletivo em escola particular em geral é fria. Verifique se esta escola é autorizada pela Secretaria de Educação do seu Estado.

    abraços

  103. Marcela comenta,

    maio 26, 2017 @ 19:28

    Olá gostaria muito de sua ajuda urgente!!
    Minha filha trocou de escola e como ela teve problemas de saúde o ano passo e ficou afastada 3 meses , pensei eu q ela tinha reprovado ….. e ela começou este ano no 5 ano de novo mais agora pedi o histórico escolar dela e a outra escola passou ela de ano …. ela é uma aluna de Inclusão e desde fevereiro está na escola normal e teve toda a adaptação q foi bem difícil e q agora está bem…. mais a escola quer q ela va para 6 ano imediatamente…. isso acarretará muitos problemas futuros com adaptação tudo de novo fora a confusão na cabeça dela de no meio do ano trocar de turma e Ainda indo para 6 ano q é um professor por matéria …. gostaria de saber se tem algo q eu possa fazer ? Pois já procurei a secretaria da educação e me disseram q o q está no papel é o que vale … e nada pode se feito , sendo q se trata de uma criança especial, não consigo entrar com algum tipo de pedido pra escola deixar ela na seria e arrumar no ano seguinte ? Tem algum lugar q possa entrar com esse pedido ? E como fazer?
    Me ajude por favor!

  104. Profa. Sônia R.Aranha comenta,

    maio 26, 2017 @ 19:38

    Olá Marcela,

    Bem, a escola atual diante de um documento escolar que alega ter aprovado a aluna no 5o ano, não pode permitir que a aluna permaneça no 5o ano.

    Não há nada que a escola possa fazer.

    Há dois caminhos para tentar sair dessa:

    1) Ação de obrigação de fazer com tutela antecipada, via Justiça. (mais rápido)- posso lhe indicar advogada.

    2) Tentar consulta e solicitação para permanecer no 5o ano, via Conselho Estadual de Educação (depende de onde você mora) – posso fazer, mas cobro honorários.

    O caminho mais rápido é a Justiça.. mas nada garante que vá conseguir.

    ok?

    abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !