Faz anos que recebo centenas de pedido de ajuda com relação a Certificados de Conclusão do Ensino Médio inválidos .
Mas o que é isso ?
O aluno não pode dar continuidade em seus estudos na época correta, o tempo passa e ele precisa concluir o Ensino Médio, afinal, sabemos que sem o Ensino Médio a vida profissional fica inviabilizada.
Então, o aluno recorre a modalidade de ensino a distância. Em geral, estas “escolas” dizem que basta fazer as provas , receber apostilas para estudo e pagar as mensalidades e receber o certificado. O aluno faz tudo isso,mas no final do processo, recebe um certificado de uma escola que ele não estudou e de um outro Estado.
Exemplo: o aluno estudou em uma “escola” em São Paulo, capital, mas ao receber o certificado verifica que foi emitido por uma escola que ele nunca viu na sua vida e que fica no Estado do Rio de Janeiro.
Qual problema configurado?
1) A escola para funcionar precisa de uma autorização da Secretaria de Educação do Estado no qual tem a sede, se ela não tiver autorização, isto é, credenciamento para funcionar, ela não é escola de fato,mesmo que tenha as portas abertas, carteiras e quadro negro;
2) A escola pode ter autorização de funcionamento concedido pela Secretaria de Educação do Estado no qual tem a sede e pode abrir um polo em um outro Estado e cidade, porém, para cada um dos polos terá que pedir autorização de funcionamento para as Secretarias de Educação de cada local que queira colocar um polo;
3) Sem estas autorizações estas “escolas” não são escolas de fato.
Se o aluno entrou em uma escola que não tem autorização, entrou em uma fria e recomendo que faça o ENCEEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) ou supletivo CEEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos ) em escola pública, gratuita e flexível que é mais confiável, para conquistar o seu certificado válido de Ensino Médio.
Se o aluno recebeu um certificado de escolas que foram cassadas e já está adiantado nos estudos na faculdade, as saídas são:
- Verificar se o Certificado de Conclusão do Ensino Médio é de fato irregular, buscando para isso a Secretaria de Educação do Estado da escola que emitiu o certificado;
- Se houver possibilidade (dependerá da análise da documentação escolar) dá para acionar a Justiça contra a Secretaria de Educação, mas em regra será preciso refazer o Ensino Médio;
- Se for necessário, refazer o Ensino Médio em supletivo público, mas se a faculdade já foi concluída, haverá um problema de conflito de datas de término do Ensino Médio e ingresso no Ensino Superior o que impedirá a faculdade de emitir o diploma e será necessário convalidar dos estudos junto ao Conselho Nacional de Educação;
- E por último para sanar o tal conflito de datas, tem que buscar convalidar os estudos junto ao Conselho Nacional de Educação.
Canseira!! Mas se caiu em uma armadilha ou se comprou um certificado vai demorar para resolver o problema de forma legal.
Caso queira saber se a sua documentação escolar de Ensino Médio é irregular e se é possível resolver com ação judicial, entre em contato para contratar meus serviços que analisará a documentação e orientará nos procedimentos: [email protected] ou [email protected]
Bom dia, dra. Sônia.
Pergunto?
Conclui minha graduação agora em 2020. Contudo, nesse mesmo período, pensando que estava correta as informações repassadas pela instituição em que estudei o ensino médio, descobri que não havia concluído o 3º ano. Aproveitei, corri atrás e fiz o EJA à distância pela escola do Rio Grande do Sul. Pesquisei e vi que essa escolha tem autorização para oferta de curso pelo https://www.ceed.rs.gov.br/inicial. Conclui o EJA, recebi o certificado e o histórico, nos mesmos há Qrcode para verificação da autenticidade e validade do certificado. Entreguei o diploma e o histórico, e a faculdade não questionou. Sou de BSB.
Entrei em contato com a CEED RS que confirmou. Aduziu que todas as unidades credenciadas por ela estão autorizadas a certificarem os alunos com validade nacional.
Posso ficar tranquilo quanto a isso?
Olá Luis,
Agradeço por ter posta aqui a sua dúvida.
Respondendo:
Se você ligou para o Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e eles confirmaram que a escola que você cursou e concluiu o Ensino Médio é autorizada e para oferecer cursos em BSB … tudo bem.
ok?
abraços